A Via Sacra da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes. Fé e tradição que agora são reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de João Pessoa

Em 1971 um grupo de casais moradores do centro da cidade de João Pessoa e participantes ativos da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes idealizaram e criaram a Via Sacra pelas ruas do centro da cidade, como conta o livro “Rocha e Oneide, Uma união de amor e fé”. Um dos trechos muito marcante da obra narra justamente esse momento: “Em vários locais, a via sacra é realizada dentro da própria igreja, onde estão localizados quadros que remontam a cada uma das estações, mas um pequeno grupo, formado apenas por três casais (Rocha e Oneide; Sebastião e Oneide Amorim – pais de sua futura nora Telma; e Mita e Dantas – ambos vizinhos da rua João Machado), resolveu fazer algo diferente na cidade: realizá-la a pé, numa verdadeira peregrinação pelas igrejas e capelas de hospitais e colégios, iniciando e finalizando sempre pela própria Igreja de Lourdes. E, entre uma estação e outra, o grupo conduzia os fiéis rezando ou cantando cânticos apropriados à ocasião, sempre no clima de oração e penitência”. Assim nascia uma tradição que este ano se tornou patrimônio cultural e imaterial da cidade de João Pessoa.

Em uma decisão que reverbera a fé e a tradição enraizadas na história da cidade, a Procissão da Via Sacra da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, que percorre 14 igrejas na região central de João Pessoa conquistou através da lei ordinária N° 15.085, de 22 de fevereiro 2024, de autoria do vereador Marcílio do HBE, um importante reconhecimento ao ser oficialmente declarada pela prefeitura municipal como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade. A decisão ressalta a relevância histórica e religiosa dessa prática, que percorre o caminho simbólico de Jesus Cristo, desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário.

Inicialmente enfrentando desafios, como igrejas fechadas, o pequeno grupo perseverou, adaptando o itinerário conforme necessário. Ao longo dos anos, com a persistência dos idealizadores e uma eficaz divulgação transformaram essa iniciativa singela em uma grande manifestação de fé cristã. A Via Sacra, que inicialmente contava com poucos participantes, hoje atrai uma verdadeira multidão, evidenciando seu significado profundo para a comunidade católica.

A procissão da Via Sacra na Igreja de Lourdes é um evento de grande importância para a Arquidiocese da Paraíba, pois representa um momento de profunda reflexão e devoção para os fiéis. A Via Sacra é uma oportunidade única para os católicos relembrarem os passos de Jesus Cristo durante sua paixão e morte, fortalecendo assim sua fé e sua ligação com os ensinamentos cristãos.

Às 6 horas da manhã, da Sexta-Feira Santa. A escolha do horário, e data, tem uma simbologia especial. Ao iniciar tão cedo, os fiéis têm a oportunidade de começar o dia em profunda contemplação e meditação sobre o sacrifício de Cristo. Esse horário também representa o início da jornada de penitência e reflexão que caracteriza a sexta-feira santa, marcando o início do Tríduo Pascal, período litúrgico de intensa devoção que culmina na celebração da ressurreição de Cristo no domingo de Páscoa.

A adaptação do horário da procissão ao longo dos anos, para enfrentar os desafios do aquecimento global, mostra a resiliência e a capacidade de evolução da Via Sacra. Mesmo iniciando às 6 da manhã, a multidão continua a acompanhar esse ato de fé, destacando a importância cultural que se solidificou ao redor dessa tradição religiosa. A participação ativa da comunidade é evidente durante a procissão, onde fiéis se unem em orações, cânticos e expressões de fé e devoção.

Hoje a Via Sacra tem o seguente percurso, sai da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes e segue pela Igreja das Mercês, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Mosteiro de São Bento, Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves, Adro da Igreja São Francisco, Igreja Santa Terezinha, Capela do Colégio João XXIII, Igreja Mãe dos Homens, Capela do Colégio Pio X, Capela do Hospital Santa Isabel, Capela do Colégio das Lourdinas, Capela do Bom Pastor, Capela da Maternidade Cândida Vargas e encerrando na Igreja Nossa Senhora de Lourdes.

A Via Sacra, ao percorrer 14 igrejas na região central de João Pessoa, agora se consolida como uma tradição vital, conectando as gerações e fortalecendo os laços espirituais da comunidade. O crescimento dessa procissão não é apenas numérico, mas também reflete a intensificação do compromisso e da devoção dos participantes ao longo dos anos. O percurso contempla 14 paradas estratégicas. Cada parada representa uma estação da Via Sacra, proporcionando momentos de reflexão sobre a paixão e morte de Jesus Cristo.

A Procissão da Via Sacra da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes não é apenas um evento religioso; é um elo entre o passado e o presente, conectando as gerações por meio da devoção. Esta jornada espiritual transcende as barreiras do tempo, mantendo-se como uma expressão viva da fé e identidade religiosa na capital paraibana.

Roberval Borba