A Pastoral Carcerária, o Encontro dos diáconos da província da Paraíba e o curso de técnica vocal da Pastoral Litúrgica movimentaram a Arquidiocese da Paraíba no último final de semana.

A Pastoral Carcerária é um grupo de trabalho da Igreja Católica que procura atender os detentos, suas famílias e ex-detentos no cuidado espiritual, emocional e jurídico. Em um encontro realizado no sábado dia 17, membros discutiram melhorias na dinâmica dos encontros com familiares e possíveis atividades que possam contribuir para a melhoria das condições nas prisões. Neste encontro, também foram dados os primeiros passos para a organização do Mês do Encarcerado, que será no mês de agosto, quando terá debates, reflexões e Missa nos presídios e dia 25 de agosto teremos o encerramento com a Missa na Igreja Virgem Mãe dos Pobres às 19:30.

A pastoral carcerária junto aos seminaristas do Propedêutico ofereceram um café da manhã no domingo dia 18, para os familiares dos apenados do Presídio Flósculo da Nóbrega( Roger )

Já o Encontro dos diáconos da província da Paraíba reuniu mais de cem fiéis, entre clérigos e leigos, para debater a importância do papel dos diáconos na evangelização e na vida da igreja. O evento aconteceu na cidade de Alagoinha, Diocese de Guarabira, e contou com palestras e momentos de reflexão. Encontro dos diáconos, esposas e aspirantes das dioceses de Campina Grande, Guarabira, Patos e Cajazeiras, contou com a presença dos diáconos e aspirantes da Arquidiocese da Paraíba.
O diácono Ringson Toledo, de nossa arquidiocese, que é membro da comissão de assessoria pedagógica da CRD, do Regional Nordeste II da CNBB foi um dos palestrantes com o tema: Vocação Diaconal: desafios e perspectivas na formação inicial dos que se preparam para o diaconato.
O encontro contou também com as presenças do presidente da Comissão dos Diáconos do Regional Nordeste II da CNBB, o Diácono Otacílio da Diocese de Nazaré da Mata PE, e o presidente da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos (CAD), o Diácono José Costa, da Arquidiocese da Paraíba.

Por fim, o curso de técnica vocal da Pastoral Litúrgica da Arquidiocese da Paraíba teve como objetivo aprimorar a técnica e o repertório para tornar as celebrações mais dinâmicas e acolhedoras. A oficina foi aberta a todos os membros interessados em aprimorar o canto e a música nas celebrações, além de melhorar a qualidade sonora e o envolvimento dos fiéis nas missas.

Esses encontros e cursos são importantes para melhorar a relação entre membros da igreja, bem como aprimorar as ações de assistência social aos mais necessitados. Através deles, é possível ampliar e criar novas oportunidades de apoio aos menos favorecidos e fortalecer a organização e estrutura da igreja particular da Paraíba.