A Origem do Presépio: 800 Anos de Tradição Iniciada por São Francisco de Assis.

No Natal de 1223, há exatos 800 anos, São Francisco de Assis marcou a história ao criar o primeiro presépio na cidade de Greccio, a aproximadamente 90 quilômetros de Roma. Reunindo pessoas para representar o nascimento de Jesus, Francisco, com a colaboração do cavaleiro local Giovanni, escolheu uma caverna em um penhasco como local para a celebração da Santa Missa.

Expressando o desejo de testemunhar de perto as humildes circunstâncias do Filho de Deus, Francisco de Assis deu vida à cena do presépio com animais vivos, feno e uma manjedoura. A atmosfera única permitiu que as pessoas presentes mergulhassem no mistério da Encarnação de maneira extraordinária.

Frei Francisco Robério, pároco da paróquia Nossa Senhora do Rosário, em João Pessoa, falou da importância do presépio e de sua criação 800 anos atrás: “A importância do Presépio e da celebração de 800 anos de sua criação: o amor de Deus se revela na simplicidade de um menino que se apresenta em uma simples manjedoura.
Manjedoura é o recipiente onde é colocada a alimentação para os animais, advém da palavra latina praesepium, daí o nome Presépio. Deus se fez pequeno por nós, assim nos ensina a amar os frágeis. São Francisco, encantado com o mistério da encarnação, no Natal de 1223, criou o primeiro Presépio da história.
Na cidade Greccio, o santo reuniu pessoas para representar o nascimento de Jesus. Ele desejava reviver a memória sobre o menino que nasceu em Belém. Tornando, ao máximo possível, visível aos olhos, o desconforto das necessidades do Filho de Deus, como ele ficou em uma manjedoura e como ele descansou sobre o feno. De fato, a cena ganhou vida com a presença de animais do feno e da manjedoura. As pessoas ali puderam assim aprofundar-se no mistério da encarnação.
Segundo o primeiro biógrafo de São Francisco, chamado Tomás de Celano, depois daquele Presépio do Natal de 1223, todos voltaram para suas casas cheios de inefável alegria. A Igreja concordou e considera que, com a simplicidade daquele gesto de São Francisco de criar o primeiro presépio, de vivenciar o nascimento de Jesus, ele realizou uma grande obra de evangelização.
Aí está a importância da celebração dos 800 anos. São 800 anos da história de criação, da vivência do nascimento de Jesus. E daquele dia em diante foi se tornando uma grande tradição e hoje é uma das mais belas tradições natalinas, a criação do presépio.
Este ano, a igreja do Brasil, a CNBB, com o intuito de apoiar as iniciativas de evangelização nas dioceses, na Campanha para a Evangelização que acontece todos os anos durante o advento celebra também os 800 anos da criação do presépio.
Então, é importante, porque aquele gesto simples é uma obra de evangelização e porque fomenta, porque anima e faz também vivenciar a espiritualidade cristã de reconhecer, acolher e celebrar a encarnação do Filho de Deus.” Explicou o religioso.

Ao longo do tempo, um altar foi construído sobre a manjedoura e uma pequena igreja surgiu ao redor da gruta. A tradição de recriar o presépio de Jesus em Greccio consolidou-se e se espalhou por outras regiões da Itália e, eventualmente, pelo mundo. O gesto de São Francisco ecoa, permitindo que gerações subsequentes celebrem o Natal relembrando a humildade e a simplicidade do nascimento do Menino Jesus.