A Arquidiocese da Paraíba ganha quatro novos padres

Na próxima terça-feira, dia 13 de dezembro, a Arquidiocese da Paraíba ganhará quatro novos sacerdotes: Cláudio Meireles de Aquino, Eliton Costa da Silva, Jardel Gonçalves Ferreira e Pedro Patricío de Sousa Neto.
A ordenação presbiteral será às 19h na Catedal Basílica de Nossa Senhora das Neves.

Os diáconos nos contaram com suas próprias palavras como foram suas trajetórias até chegar a esse momento tão esperado em suas vidas.

CLÁUDIO MEIRELES DE AQUINO.

O Diácono Claudio Meireles de Aquino nasceu no dia 13 de abril de 1994 em João Pessoa (PB). Filho de José André Marques de Aquino e Josinete Meireles de Aquino, residente em Santa Rita (PB).

Começou a sua caminhada de fé católica aos 10 anos fazendo parte do grupo de liturgia, e, logo após, assumindo a coordenação da infância missionária, localizada na comunidade Círio de Nazaré em Santa Rita, onde também deu início ao seu serviço do Altar como coroinha.

Aos 12 anos, tendo mudado de bairro e, portanto, de paróquia, pode exercer o serviço eclesial de mestre de cerimônia na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, também em Santa Rita, nessa em que houve o seu despertar vocacional.
Aos 19 anos, iniciou os encontros vocacionais na Arquidiocese da Paraíba e, aos 20, ingressou no Seminário Propedêutico Discípulos de Emaús no bairro Jardim Planalto, em 2014.

Em 2015, iniciou os estudos filosóficos no Seminário Arquidiocesano da Paraíba Nossa Senhora Imaculada Conceição, localizado no bairro Castelo Branco, pela universidade Claretiana.

Em 2016, passou a residir na cidade de Recife (PE), onde concluiu os seus estudos filosóficos pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). E deu início aos estudos teológicos no ano de 2018.

Em 2019, voltou a residir no Seminário Arquidiocesano da Paraíba, onde pode dar prosseguimento aos seus estudos teológicos pelo centro de estudos Arquidiocesano, tendo concluído no ano de 2021.

Como seminarista, exerceu o seu serviço ao povo de Deus em algumas paróquias, sendo elas: Paróquia Bom Jesus (Mataraca – PB); Paróquia Jesus, Maria e José (São José dos Ramos – PB); Paróquia Nossa Senhora das Dores (Recife – PE); Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Recife – PE); Paróquia do Divino Espírito Santo (Cruz do Espírito Santo – PB).

Como estagiário foi enviado para a Paróquia Santo Antônio de Pádua, no bairro do Geisel (João Pessoa – PB), no qual exerce o seu serviço ministerial até o presente momento.

Foi ordenado Diácono no dia 5 de julho de 2022, pela oração consecratória do Arcebispo Metropolitano da Paraíba Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz OFMCap, tendo escolhido como lema vocacional Totus Tuus Maria.
E, após a sua Ordenação presbiteral, no dia 13 de dezembro, exercerá o seu ministério como vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, localizada cidade de Itabaiana – PB.

ELITON COSTA DA SILVA.

Sou natural da cidade de Mamanguape, nasci no ano de 1984, tenho duas irmãs e uma bondosa mãe. Aos 4 anos, fui viver na cidade de Bayeux, onde começou a minha vida eclesial, no Bairro do Mario Andreazza, na paroquia de São João Batista, que tinha como administrador o padre Chico, que foi um grande exemplo para minha vocação. Eu, aos 15 anos fiz a crisma, sacramento este que abriu o horizonte para vida pastoral. Iniciei, assim, as minhas atividades paroquiais como coordenador de grupo de jovens, catequista de crisma, membro do conselho financeiro.

No ano de 2012, iniciei o processo formativo, realizando os encontros vocacionais no Seminário Arquidiocesano da Paraíba; no ano posterior, fiz o propedêutico, fui transferido para Recife para a conclusão de Filosofia e início dos estudos teológicos, que teve o seu término no Seminário da Paraíba. Fiz pastoral nas paroquias: Nossa Senhora da Conceição, em Itabaiana; Nossa Senhora das Dores, na cidade do Recife; São José Operário, em João pessoa; Santana e São Joaquim, também em João Pessoa; Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Ingá e Riachão do Bacamarte. Também tive a graça de passar por diversas pastorais sociais.

Por fim, no ano de 2022 fui enviado para fazer o meu estágio pastoral a na cidade do Ingá com o padre Mário, na paróquia Nossa Senhora da Conceição, período em que fui ordenado diácono. E, no dia 13 de dezembro, vou ser ordenado presbítero para a Santa Mãe Igreja.

JARDEL GONÇALVES FERRIA.

Iniciei a minha caminhada na Igreja muito cedo, aos 11 anos era Catequista do grupo da perseverança na Comunidade Nossa Senhora das Dores, no Sítio Lagoa do Padre, distrito de Sobrado. E assim fui me engajando no grupo de jovens, terço dos homens, chegando a ser o animador da comunidade.

Com a criação da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e São João Batista, passei a integrar a coordenação da catequese da recém criada Paróquia, além de participar de outros setores.
Em 2013, ingressei nos encontros vocacionais, sendo aprovado meu ingresso para o Propedêutico no ano seguinte.
Em 2015, ingressei no Seminário maior, iniciando o curso de filosofia que foi concluído em Recife na Universidade Católica de Pernambuco, no ano de 2017, quando o Seminário abriu sua cana naquele estado. Em 2018, iniciei a Teologia nesta mesma instituição.

Em 2019, regressamos para nossa casa em João Pessoa, dando continuidade aos estudos teológicos. No ano de 2020, fui admitido às ordens sacras e recebi os ministérios de leitor e acólito. No ano seguinte, conclui a teologia e sai para estágio pastoral.

Durante os anos de Seminário, realizei meus trabalhos pastorais na Paróquia de Santo Antônio de Pádua, no Geisel; Nossa Senhora das Dores, em Recife; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Recife; e Nossa Senhora da Conceição, em Itabaiana. Fui designado para realizar meu estágio pastoral na Paróquia São Pedro e São Paulo, em Tibiri, Santa Rita.
Fui ordenado diácono no dia 05 de julho do corrente ano, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves. E, com a graça de Deus, serei ordenado Presbítero no próximo dia 13/12.

PEDRO PATRÍCIO DE SOUZA NETO.

Iniciei a caminhada na Igreja no Colégio Marista Pio X. Ainda na infância e adolescência, nos congressos marianos e desenvolvendo uma espiritualidade bastante mariana, pude ter minhas primeiras experiências no discipulado de Nosso Senhor.

Aos 11 anos, recebi minha primeira Eucaristia no colégio e, aos quatorze anos, entrei para o grupo de jovens São Francisco de Assis, hoje Comunidade Nova Berith. Aqui, pude amadurecer a riqueza da doutrina e das Sagradas Escrituras. Aos 19 anos, recebi o sacramento da Confirmação e, aos 21 anos, iniciei minha primeira experiência de vida comunitária na Comunidade Nova Berith, onde residi por oito meses.

Aos 29 anos, iniciei minha vida pastoral na Paróquia Nossa Senhora das Neves, onde pude coordenar o grupo de coroinhas e integrar o grupo de ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, permanecendo até minha a entrada no Seminário Arquidiocesano da Paraíba aos 31 anos, quando ingressei no Seminário Propedêutico.

Aos 29 de janeiro de 2014, iniciei os estudos filosóficos no Seminário Maior da Arquidiocese da Paraíba. Em julho de 2016, continuei os estudos de Filosofia na cidade do Recife, quando integrei o corpo discente da Universidade Católica de Pernambuco, permanecendo até dezembro de 2018, quando, neste mesmo ano, iniciei os estudos teológicos nesta mesma Universidade. Em 2019, pude continuar o estudo da ciência teológica em João Pessoa, voltando para o Seminário Arquidiocesano da Paraíba, em João Pessoa, concluindo esta última etapa em dezembro de 2021.

Aos 05 de dezembro de 2020, fui admitido ao estado clerical e, na Solenidade da Bem-aventurada Virgem da Conceição do mesmo ano, recebi os ministérios de leitor e acólito. Aos 04 de novembro de 2021 iniciei o estágio pastoral na residência episcopal e na Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves, permanecendo até o dia 12 de fevereiro de 2022, quando fui designado pelo Arcebispado para a Paróquia Jesus Maria e José, Forania Agreste. Continuando a etapa de estágio pastoral até o dia 05 de julho de 2022, fui ordenado diácono nesta mesma data e lá desenvolvo o ministério diaconal aguardando a Ordenação Presbiteral.