A Arquidiocese da Paraíba e o Santuário de Nossa Senhora da Penha realizam, no próximo sábado dia 17 de maio, a partir das 6h da manhã, uma importante ação em favor da natureza, com foco na preservação do Rio do Cabelo e da Mata Atlântica na região da Praia da Penha, em João Pessoa.
O gesto concreto integra a vivência da Campanha da Fraternidade 2025, que traz como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e convida todos os cristãos a unirem sua fé ao cuidado com a criação. A iniciativa é fruto da união entre o Santuário da Penha, a Ordem Franciscana Secular, as Religiosas de Santa Clara, as comunidades do bairro da Penha e a Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM).
O Rio do Cabelo, um dos mais antigos afluentes da região, é testemunha da história e fonte de vida para gerações. Porém, sofre atualmente com o abandono e a poluição. A proposta da ação é reacender a consciência ambiental, a partir de um compromisso com a Casa Comum.
A Praia da Penha é um refúgio natural cercado por uma exuberante reserva de Mata Atlântica, que embeleza a paisagem e abriga rica biodiversidade. No entanto, esse tesouro ambiental enfrenta ameaças constantes devido ao desmatamento e à falta de cuidados, o que compromete seu equilíbrio ecológico e a qualidade de vida das futuras gerações.
A programação contará com o plantio de árvores em área previamente definida e a distribuição de mudas para os moradores locais, como sinal de esperança e de compromisso com o futuro das próximas gerações.
O ponto de encontro será a lateral do santuário de onde logo em seguida todos os presentes irão descer a escadaria até às margens do Rio do Cabelo. Toda a comunidade é convidada a participar e dar testemunho de amor à criação, assumindo sua responsabilidade cristã com a ecologia integral.
Mais do que um evento, este é um chamado à conversão ecológica e à fraternidade com toda a criação.
Assessoria de Comunicação