Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap. Arcebispo da Paraíba.
Os cristãos no mundo inteiro, no dia de hoje, ecoam o anúncio da Igreja: Cristo, o Filho de Deus, Ressuscitou! Ele venceu a morte, e venceu-a com o jeito da esperança de Deus, trazendo a todos os homens e mulheres uma nova alegria. O Santo Padre, em uma de suas mensagens da Páscoa do ano passado, dizia com forte esperança: “Cristo ressuscitou, ressuscitou verdadeiramente, e a humanidade acelera o passo porque vê a meta do seu percurso, o sentido do seu destino: Jesus Cristo. E é chamada a apressar-se ao encontro Dele”. Não importa o tamanho da nossa dor, Cristo nos consola renovando em nós a vida e a esperança de dias melhores. O mundo está cansado de promessas de felicidade, mas há só um caminho de salvação para esse mundo: Cristo Ressuscitado!
Nossa esperança abala-se em diversos momentos da vida, mas o coração de quem crê aguarda a Boa Nova da Páscoa. A vitória de Cristo sobre os grilhões da morte não pula o sofrimento, mas atravessa-o inaugurando um caminho no abismo, assegura-nos sempre o Papa Francisco. A noite da nossa vida se transforma em novo dia, o poder amoroso de Deus resplandece em nossas vidas.
O Ressuscitado ainda carrega as marcas dos cravos, mas são marcas gloriosas e redentoras. Esses cravos marcaram o Corpo do Salvador e abriram frestas de esperança para a humanidade inteira. Eis o que celebramos festivamente no Domingo da Páscoa: Deus que entregou o Seu Próprio Filho numa cruz para nos salvar, para nos oferecer uma vida nova ainda neste mundo. A Festa da Ressurreição deste ano tem o sabor especial da esperança. Estamos ainda dentro das alegrias do ano jubilar, e não devemos nos esquecer disso. A Ressurreição de Cristo toca a realidade inteira da criação e de todo o homem. Ela não é uma celebração distante ou abstrata, mas nos transforma por inteiro, nos concede a graça de um dia, eternamente no céu, enxugar as lágrimas inevitáveis da vida presente.
Neste Domingo da Ressurreição, podemos proclamar mais uma vez que “o túmulo de Jesus está aberto e vazio! É aqui que tudo começa. Através desse túmulo vazio passa o novo caminho, o caminho que nenhum de nós, mas somente Deus, poderia abrir: o caminho da vida em meio à morte, o caminho da paz em meio à guerra, o caminho da reconciliação em meio ao ódio, o caminho da fraternidade em meio à inimizade.” (Papa Francisco). Que alegria! Deus abre uma via nova, um caminho novo. Essa via não é uma estrada solitária, somos acompanhados pelo amor de Deus em tudo.
Como pastor desta Igreja Particular da Paraíba, trago especialmente no coração e na minha prece constante a Deus, as alegrias e tristezas do nosso povo. Desejo que, unidos no mesmo Cristo que venceu a morte, possamos sair mais fortes em momentos tão inquietantes, como os atuais. A fé cristã não tem uma espécie de fórmula mágica para superar imediatamente tantos problemas, mas temos e oferecemos o Cristo, o Senhor da vida que nos acompanha nos momentos mais difíceis e nunca nos abandona. Deixemos que a Luz do Cristo Ressuscitado nos alcance e nos retire das trevas do pecado e da morte. Desejo a todos uma santa e esperançosa Páscoa. Cristo Ressuscitou, Aleluia!!!