A Arquidiocese da Paraíba realiza, neste sábado, 29 de novembro, a 262ª edição da Romaria de Nossa Senhora da Penha, o maior evento religioso do estado. A tradicional caminhada de fé deve reunir mais de 600 mil romeiros, vindos de diversas cidades da Paraíba e de outros estados do Brasil.
A Romaria da Penha é marcada por uma caminhada de aproximadamente 14 quilômetros, que tem início no Centro Histórico de João Pessoa e segue até o Santuário de Nossa Senhora da Penha, localizado na Praia da Penha. Ao longo do percurso, os fiéis expressam sua devoção por meio de orações, promessas, cânticos e gestos de fé, transformando as ruas da capital paraibana em um grande santuário a céu aberto.
Tema em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2025
Neste ano, a romaria traz como tema:
“Com a Senhora da Penha, somos todos romeiros da Esperança e defensores da Ecologia”.
O tema está em profunda sintonia com a Campanha da Fraternidade 2025, que convida a Igreja e a sociedade a refletirem sobre o cuidado com a Casa Comum, a preservação do meio ambiente e o compromisso cristão com a vida em todas as suas dimensões. Inspirados pelo exemplo de Maria, os romeiros são chamados a caminhar como peregrinos da esperança, assumindo atitudes concretas de defesa da criação e de respeito à natureza.
Programação do sábado (29)
A programação oficial da Romaria de Nossa Senhora da Penha terá início ainda na tarde do sábado, com momentos de oração, fé e devoção mariana:
• 15h – Missa do Envio da Romaria
Presidida pelo padre Márcio José
Local: Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim
• 16h – Carreata de Nossa Senhora da Penha
Envio da imagem de Nossa Senhora da Penha com destino à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
• 22h – Romaria de Nossa Senhora da Penha
Bênção de envio dos romeiros
Presidida por dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, arcebispo da Arquidiocese da Paraíba
A Arquidiocese convida todos os fiéis a participarem deste grande momento de fé, vivenciando a Romaria da Penha como um verdadeiro testemunho de amor a Deus, devoção a Maria e compromisso com a esperança e a ecologia integral.
Roberval Borba
