Visitas Pastorais 2023: Dom Delson visita a Paróquia São José, no Bairro do José Américo, na capital.

No último final de Semana, de 09 a 12 de fevereiro, o Arcebispo Metropolitano da Paraíba Dom Manoel Delson, iniciou sua agenda de visitas pastorais 2023. Este ano serão mais de 10 visitas por todo o território da Igreja paraibana. A última vez que Dom Delson tinha feito uma visita foi em março de 2020, dias antes da chegada da pandemia de COVID-19.

Dom Delson iniciou a visita pastoral na quinta-feira dia 9, presidindo missa na Igreja matriz do bairro do José Américo. O arcebispo foi acolhido por uma multidão de todas as pastorais movimentos e serviços da paróquia São José. A missa foi concelebrada pelos Padres Jairo Barbosa, pároco, e Daniel Cruz, vigário auxiliar.

No meio da tarde da sexta-feira, dia 10, acompanhado pelo Padre Daniel Cruz, Dom Delson começou a visitar as famílias. Inicialmente, ele foi até a casa de Dona Joanita, de 76 anos, que, por conta da sua enfermidade, está impossibilitada de ir à Igreja. Eles conversaram bastante e, em seguida, Dom Delson fez uma oração.

Após, Dom Delson se dirigiu a casa de Dona Fátima, viúva que cuida de um filho com 38 anos, pessoa com deficiência. Assim como na casa de dona Joanita, na casa de dona Fátima, Dom Delson foi recebido com muita alegria; abraços e conversas não faltaram.

Visita as famílias

No fim da tarde, o Arcebispo foi até a secretaria da paróquia, para fazer o exame dos livros e arquivos paroquiais; ele verificou os registros de documentos importantes, como livro de batismo, casamento, primeira eucarística, crisma e outros.

Já no início da noite, Dom Delson foi a casa da Irmã Geralda, da Congregação de Santa Catarina de Sena. A casa da irmã Geralda é cercada de muitas plantas e flores, um lugar cheio de vida e muita alegria. Ele fez uma oração particular na capela da casa, e também conversou muito.

Casa da irmã Geralda.

Já passava das 19h30 quando o Arcebispos voltou à matriz da paróquia São José para um encontro com o Conselho Pastoral Paroquial. Um momento muito importante, onde o Dom conseguiu identificar cada agente de pastoral e movimento, que são o rosto da igreja no bairro do José Américo.

A paróquia de São José é jovem. Foi fundada em 19/03/2004, mas muito viva com todas as suas pastorais, movimentos e serviços, que são:
Mães Que Oram Pelos Filhos, Pastoral da Pessoa Idosa e Santa Teresa de Calcutá.
Apostolado da Oração, Fraternidade Santa Clara e Legião de Maria.
Infância e Adolescência Missionária (IAM), Iniciação Cristã (Batismo, Catequese e Crisma) e Pastoril.
Encontro de Jovens com Cristo (EJC) e Pastoral do Acolhimento.
Pastoral do Dízimo e Pastoral Familiar.
Cenáculo com Maria, Jesus Misericordioso, Terço das Mulheres e Terço dos Homens.
Comunidade Casa da Paz, Comunidade Resgatar.
Grupo de Mães Oração e Ação e Pastoral da Comunicação (Pascom).
Coroinhas, Liturgia, Ministérios de Música e Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC).

Capela Nossa Senhora de Nazaré, Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Comunidade Nossa Senhora das Graças, Comunidade Nossa Senhora do Carmo, Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Comunidade São Francisco.

Reunião com o CPP da Paróquia São José.

No dia 11, no período da manhã, Dom Manoel Delson fez vistas a alguns enfermos da paróquia, dessa vez acompanhado pelo Padre Jairo Barbosa, administrador paroquial. Visitaram mais três famílias muita queridas no bairro e que, nesse momento estão passando por dificuldades na saúde. Dom Delson foi às casas de Rita Gerânio, Estelita Agostino, João Gomes Ribeiro, Maria de Lurdes Pereira da Silva e José Jorge Pereira da Silva.

À tarde, a visita foi ao grupo Santa Tereza de Calcutá, na Igreja Matriz, no local foram distribuídas cestas básicas para 80 famílias carentes. O Arcebispo participou diretamente desta distribuição. Ele também visitou o terreno da Comunidade Nossa Senhora das Graças.

Entrega de cestas básicas para 80 famílias.

No domingo, dia 12, Dom Delson presidiu duas missas, às sete horas da manhã na Comunidade São Francisco e, às 17h, na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Foram três dias de muita interação, oração e missão. Era notório no rosto de cada um a alegria de vivenciar esses momentos, sobretudo no rosto de Dom Delson, no meio do povo, vivendo cada experiência, com tempo para conversar, ouvir, falar; ensinado e aprendendo com o seu rebanho, numa paróquia tão jovem e tão viva como é a paróquia de São José no Bairro do José Américo.

Roberval Borba, informações Pascom da Paróquia São José.