Pedro e Paulo, dois grandes Apóstolos

Nas dioceses do Brasil, celebramos neste dia as alegrias dos testemunhos de São Pedro e São Paulo. O Papa, ao falar recentemente sobre a festa desses dois grandes missionários do Evangelho de Cristo, afirmou que eles, no centro da sua história, encontraram o Cristo que lhes mudaram a vida “Fizeram a experiência de um amor que os curou e libertou e, por isso, tornaram-se apóstolos e ministros de libertação para os outros” (Papa Francisco).

Quem foi o Apóstolo Pedro? Para o Papa Francisco, Pedro, um simples pescador, “foi libertado em primeiro lugar da sensação de ser inadequado e da amargura de ter falido, e isso verificou-se graças ao amor incondicional de Jesus. Embora fosse um hábil pescador, várias vezes experimentou, em plena noite, o sabor amargo da derrota por não ter pescado nada (cf. Lc 5, 5; Jo 21, 5) e, perante as redes vazias, sentiu a tentação do desânimo; apesar de forte e impetuoso, muitas vezes se deixou tomar pelo medo (cf. Mt 14, 30).” O pescador missionário da Galileia buscou, ao longo de sua vida tardia, apaixonar-se pela causa do Mestre, mas nem sempre ele foi fiel a essa causa. Muitas vezes pensou e agiu na maneira mundana, sem escolher ou aceitar as dores da cruz de Jesus. Contudo, o Senhor amou-o desinteressadamente e confiou nele. Essa mesma confiança o Senhor a deposita também em nossas vidas. Cristo espera-nos no caminho da vida, para que O testemunhemos com a coragem e a fidelidade do sim de cada dia.

E Paulo, o Apóstolo das gentes? Foi um homem vencido pelo amor de Cristo na sua presunção e vaidade religiosas: “foi libertado também daquele zelo religioso que o tornara fanático na defesa das tradições recebidas (cf. Gal 1, 14) e violento ao perseguir os cristãos. A observância formal da religião e a defesa implacável da tradição, em vez de o abrir ao amor de Deus e dos irmãos, haviam-no endurecido. Foi disto que Deus o libertou” (Papa Francisco). Depois de ter encontrado o Cristo Ressuscitado na estrada de Damasco, sua vida e testemunho mudaram radicalmente. Possuía uma convicção absoluta de que, apesar de suas fraquezas, Deus o escolhera para confundir o que é forte (Cf. 1Cor 1,27). São Paulo tem muitas lições de vida, ao longo de suas cartas, lições que falam de perseverança, fidelidade, caridade…

O que há de comum no testemunho solene destes dois grandes Apóstolos? O martírio por causa de Cristo e da Igreja: “Igreja fundada e construída em Roma pelos dois gloriosíssimos apóstolos Pedro e Paulo” (Santo Irineu). Sobre suas vidas, paira a proteção do Senhor que os chamou, mesmo diante de seus muitos fracassos, mas o chamado divino foi mais forte! E eles, com ouvido e coração de discípulo, prosseguiram rumo a meta de evangelizar todos os povos. Com Pedro e Paulo, aprendemos a estar com Cristo nas estradas do mundo. Diante dos desafios, o Senhor Ressuscitado nos espera com a alegria e a coragem desses apóstolos que fundaram a Igreja de Cristo.

Dom Frei Manoel Delson
Arcebispo da Paraíba