Papa despede-se da República Democrática do Congo

A Missa privada na Nunciatura Apostólica, seguida pelo encontro com os bispos do país na Conferência Episcopal Nacional do Congo, concluíram a visita do Papa Francisco à República Democrática do Congo, antes de se transferir ao Aeroporto Internacional N’dolo de Kinshasa, a menos de trinta quilômetros da capital, onde teve lugar a cerimônia de despedida. 

Uma peregrinação ecumênica de paz

 

O Papa foi recebido no aeroporto pelo presidente da República, Felix Tshisekedi Tshilombo, com quem passou alguns minutos em uma conversa reservada. Após as saudações das delegações, Francisco foi o último a embarcar no avião que o leva ao Sudão do Sul.

A chegada em Juba, a capital do país, está prevista para as 15h, horário local, 14 na Itália. Terá início então, até 6 de Fevereiro, uma visita que pretende ser uma peregrinação ecumênica de paz e que verá juntamente com o Papa Francisco, o arcebispo de Cantuária, Justin Welby e o moderador da Assembleia Geral da Igreja da Escócia, o pastor Ian Greenshields.

Os telegramas aos chefes de Estado dos países sobrevoados

 

Ao sobrevoar a República Democrática do Congo em direção ao Sudão do Sul, o Papa Francisco enviou um telegrama ao mandatário do país apenas visitado, com palavras de agradecimento pela acolhida:

Ao deixar a República Democrática do Congo, desejo expressar minha profunda gratidão a Sua Excelência e a todo amado povo congolês pela calorosa acolhida e hospitalidade a mim dispensadas durante minha visita. Com a certeza das minhas orações, invoco sobre a nação as bênçãos divinas da paz, alegria e prosperidade.

Já ao ingressar no espaço aéreo de Uganda, o Santo Padre enviou a seguinte mensagem ao presidente Yoweri Kaguta Museveni:

Enquanto passo pelo espaço aéreo de Uganda em minha preregrinação ecumênica de paz ao Sudão do Sul, ofereço a Sua Excelência e aos seus cidadãos a certeza de minhas orações e os melhores votos pelo bem-estar da nação.

As primeiras atividades do Papa no Sudão do Sul

 

No Sudão do Sul, Francisco será recebido no Aeroporto Internacional de Juba pelo presidente da República, Salva Kiir Mayardit. Não haverá discursos, mas apenas um breve encontro com a apresentação das delegações. Logo após, o traslado ao Palácio Presidencial para a visita de cortesia ao presidente, também com a presença do arcebispo Welby e do pastor Greenshields, durante a qual o Papa terá um encontro privado com o chefe de Estado. Posteriormente, às 17 horas locais, será realizado o encontro com os vice-presidentes da República e por fim, no jardim do Palácio Presidencial, o encontro com as autoridades, sociedade civil e corpo diplomático com o primeiro discurso de Francisco no Sudão do Sul. O dia se conclui com a transferência do Papa à Nunciatura Apostólica.

Fonte Vatican News