O abrigo do coração

A luz do Natal do Senhor é uma luz que brilha forte, mas simples. Só os que possuem o dom da . Ainda estamos celebrando as alegrias do Natal de Jesus. Ainda somos tocados pela luz que provém da gruta de Belém. Podemos contemplar a grande beleza da fé da Igreja que nos faz enxergar que Deus ama-nos tanto que Se fez um de nós, do jeito de uma criança.

É Natal! Deus veio morar entre nós! E o que devemos oferecer a Ele, como gratidão? Deus não nos pede grandes feitos, mas somente a simplicidade e generosidade dos nossos corações. O ano novo chegou e com ele trazemos muitas expectativas de dias melhores. O Menino Jesus, antes de nascer, junto com seu pai e mãe, não encontraram uma hospedaria. Eles vagaram até encontrar a gruta de Belém. Parece-me que, ainda, hoje, o Senhor vaga pelas estradas do mundo na busca de um abrigo. E mais, preferencialmente, procura o abrigo dos nossos corações.

O ano que acaba de nascer questiona-nos, impele-nos a também fazer deste mundo um lugar para Jesus. Um lugar mais repleto de fraternidade e paz. E aqui está a missão de quem crê, fazer do mundo um lugar mais acolhedor para receber o Salvador que traz a verdadeira paz aos corações dos homens.O abrigo do coração humano é o lugar predileto do Senhor que veio morar entre nós, lugar donde brota atitudes e virtudes capazes de transformar as trevas do mundo.Na bonita cena da gruta de Belém, o Evangelho nos conta que os pastores tiveram pressa. Não a pressa da vida agitada dos nossos dias, mas pressa pelas coisas de Deus. A transformação social do mundo passa por essa pressa.

Da gruta de Belém, os cristãos carregam, ao longo da história, a tocha da fé, ainda que pequena e vulnerável. Esse fogo que nasceu de um Menino que é Deus pode aquecer as realidades mais frias e distantes. Basta que confiemos no seu amor! O início de um novo ano é sempre uma oportunidade para suplicar ao Bom Deus que nos encha de novas esperanças, E, para nós católicos, a Virgem Mae de Deus é modelo de uma vida marcada pela esperança que só pode nascer da fé. Olhando para a esperança de Maria, iniciamos um ano recebido das mãos de Deus. E o recebemos com o coração cheio de alegria, abrindo mão de fatalismos e pensamentos negativos. Com a Virgem Maria, aprendemos a contemplar o Menino na manjedoura e a se encantar com as coisas simples da vida. Afinal, Deus nasceu naquela gruta tão simples para desconcertar a arrogância e a vaidade humana.

Com os olhos esperançosos de Maria, o Senhor coloca em nossas mãos uma vida a ser descortinada ao longo de 2022. Deixemo-nos envolver pela alegria da fé que tudo pode transformar. Natal é tempo de abrir generosamente o coração para as surpresas de Deus! O Amor de Deus é fiel e constante e jamais nos abandonará! Um santo Natal e um ano novo cheio do amor do Senhor!

Dom Manoel Delson, arcebispo da Paraíba