Em 2022 Igreja no Brasil celebra Ano Jubilar Missionário

Neste sábado, 20 de novembro, data em que as Pontifícias Obras Missionárias celebaram 43 anos no Brasil, foi realizado o lançamento do Ano Jubilar Missionário. Com a temática “A Igreja em estado permanente de missão”, o Ano Jubilar Missionário terá como lema “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8) escolhido pelo Papa Francisco como mensagem do Dia Mundial da Missões de 2022.

Durante a live de lançamento foi apresentada a logo que vai marcar as atividades durante o ano. A identidade visual do Ano Jubilar Missionário compõe alguns elementos que expressam a intencionalidade dos jubileus celebrativos: o globo, o mapa do Brasil, a cruz missionária, o ano 2022, as cores dos cinco continentes e a cor dourada que remete ao jubileu.

O logo expressa uma grande explosão missionária que, em 1972, marcou um novo impulso para a missão da Igreja do Brasil e que, em 2022, abre-se em medida maior para missão sem fronteiras para alcançar a todas as pessoas, em todas as nações. Dois grandes projetos do Programa Missionário Nacional vão nessa mesma direção, de expandir a consciência missionária orientada a universalidade. Será um tempo oportuno para dar continuidade e fortalecer o projeto Ad Gentes e projeto Igrejas Irmãs da CNBB.

A temática “A Igreja em estado permanente de missão” segue as intuições do documento de Aparecida, que compreende a missão com identidade da Igreja, ou seja, não é algo optativo, uma atividade da Igreja entre outras, mas a sua própria natureza. A Igreja é missão!

O que celebramos em 2022
No âmbito nacional, os motivos jubilares são:

• 50 anos de criação do Conselho Missionário Nacional (COMINA);
  • 50 anos das Campanhas Missionárias;
  • 50 anos dos Projetos Igrejas Irmãs;
  • 50 anos do Conselho Missionário Indigenista (CIMI);
  • 50 anos do Documento de Santarém;
  • 60 anos do Centro Cultural Missionário (CCM);
  • 70 anos da criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

No âmbito internacional vamos celebrar:

• 400 anos de criação da Congregação para Evangelização dos Povos;
  • 200 anos do nascimento da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), fundada em 1822 pela venerável Paulina Jaricot;
  • 150 anos do nascimento do beato Paolo Manna, PIME, fundador da Pontifícia União Missionária;
  • 100 anos do motu próprio Romanorum Pontificum do Papa Pio XI, com o qual, em 1922, designou as Obras Missionárias como Pontifícias.

ANO MISSIONÁRIO NA ARQUIPB

Além de ser o Ano Missionário na Igreja no Brasil, 2022 também é o Ano das Missões dentro do Plano Pastoral da Arquidiocese da Paraíba. O tema foi debatido durante a Assembleia de Pastoral, realizada nos dias 12 e 13 de novembro. A abertura oficial do Ano Missionário na Arquidiocese será no dia 8 de fevereiro. O coordenador do Conselho Missionário Diocesano, Ricardo Cavalcanti, participou da Live nacional, promovida pelas POM neste sábado e falou sobre a importância da existência do COMIDI nas dioceses. “O COMIDI é responsável por informar, articular e animar a missão numa diocese. Somos formados por leigos, padres, diáconos, religiosos, religiosas e, claro, tendo o Bispo como líder e maior incentivador. Todas as instâncias e carismas estão representadas num COMIDI e isso fortalece demais e mantém acesa a chama missionária na nossa Igreja”.

Fonte: POM com Comunicação ArquiPB