Diocese de Campina Grande (PB) anuncia programação oficial do Jubileu de 75 anos

A Diocese de Campina Grande (PB) divulgou, nesta quarta-feira (8), a programação do Ano Jubilar em comemoração aos 75 anos de criação da Igreja local. O calendário festivo vai do dia 15 de maio deste ano até 18 de maio de 2024. Durante esse período, serão realizadas celebrações eucarísticas votivas e a peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Conceição, além de eventos culturais, competições esportivas, simpósio e congresso.

O ponto de partida das festividades do Jubileu de Diamante de Campina Grande será com Missa Solene, às 19h30 do dia 15 de maio. O bispo diocesano, dom Dulcênio Fontes de Matos, presidirá a celebração que deverá reunir autoridades civis, o clero, religiosos e religiosas, seminaristas, leigos e leigas, na Catedral Nossa Senhora da Conceição.

Após a Eucaristia, terá início a peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Campina Grande, que percorrerá as 70 paróquias e as duas áreas pastorais que compõem o território diocesano.

Ainda no mês de maio, nos dias 17 e 18, será promovido o Festival da Cultura Católica. A Comissão Diocesana para a Educação, responsável pelo evento, divulgará em breve todos os detalhes.

Missas votivas

A partir de junho deste ano até março de 2024, todo dia 14 haverá missa votiva jubilar em todas as paróquias da Diocese de Campina Grande. A exceção será no dia 14 de agosto, quando a Igreja local se reunirá, às 16h, para a bênção da cripta da catedral.

Lançamento

O mês de agosto ainda será marcado pelo lançamento do segundo volume da trilogia que conta a história da Igreja Católica em Campina Grande. O novo livro será apresentado no dia 1º durante solenidade no Seminário São João Maria Vianney, às 19h30.

O primeiro livro, intitulado de “Uma escrita histórica sobre a Diocese de Campina Grande: da criação ao Concílio Vaticano II (1949-1962)”, foi lançado em junho do ano passado. A obra está disponível para venda por R$20 e pode ser encomendada pelo e-mail diocese@gmail.com.

Já entre os dias 20 e 27, o Setor Juventudes da diocese promove uma série de eventos esportivos também em comemoração ao Ano Jubilar.

Fonte: CNBB NE2