Diácono José Nunes tomo posse na Academia Paraibana de Letras

Na noite de ontem, 9, o Diácono e jornalista José Nunes da Costa, membro do clero da Arquidiocese da Paraíba, tomou posse na Academia Paraibana de Letras. Nunes ocupará a vaga deixada pelo imortal e também jornalista Otávio Sitônio Pinto na cadeira de número 30.

A cerimônia de posse aconteceu no Centro Cultural São Francisco, na presença de vários outros imortais, amigos e familiares do diácono.

Familiares e amigos do Diácono José Nunes.

Nunes tem uma vida inteira dedicada ao jornalismo e à igreja. São mais de 40 anos nas redações de alguns vários veículos de comunicação do estado da Paraíba. Também é um grande pesquisador com foco em ensaios biográficos e escritor com diversas publicações, entre elas as quanto obras sobre o saudoso Dom Marcelo Pinto Carvalheira, e com mais uma em gestação, que vai trazer Dom Marcelo como homem místico, o beneditino. Vamos aguardar que certamente vem coisa boa por ai.

Com suas palavras, Nunes deixou clara a alegria desse momento “A gente tem esse momento como reconhecimento ao nosso trabalho, trabalho intelectual, trabalho de jornalista. É um reconhecimento dos integrantes da Academia Paraibana de Letras, que foi fundada em 1941 e composta por 40 acadêmicos; quando falece um desses membros, automaticamente, abre inscrição para o preenchimento da vaga e, com falecimento de um amigo que também era jornalista Sitônio Pinto, abriu-se a vaga, e eu coloquei meu nome à disposição para uma avaliação e deu certo, dos 28 votantes eu obtive 21 votos; então, é um reconhecimento não à minha pessoa, mas à obra que tento desenvolver”.
O diácono também falou da alegria de ser mais um membro do clero paraibano a ocupar uma cadeira na APL “Eu acho que a minha presença é também um reconhecimento a Igreja da paraibana, um reconhecimento ao clero da Arquidiocese da Paraíba, que sempre se fez presente na Academia Paraibana de Letras. Um dos 12 fundadores da Academia em 1941 era padre, e, desde então, o clero sempre esteve presente”.

Diácono e Jornalista José Nunes da Costa.

Durante a posse, Nunes fez um discurso elegante, como é sua escrita, e com muitas anuncias culturais. Feliz com mais essa conquista em sua vida, o agora imortal assinou o termo de posse e recebeu a medalha.

Jornalista Gonzaga Rodrigues.

Por fim, o jornalista Gonzaga Rodrigues saudou o novo membro da academia com um discurso pra lá de emocionante, onde por várias vezes arrancou aplausos dos convidados e de todos os membros da mesa.

Roberval Borba