Deus pede missão

A fé é o fundamento da vida cristã. Trata-se de um dom que recebemos no dia do nosso batismo. E o que ocorre quando a recebemos? “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar, e ela vos obedeceria (…)” (Lc 17,6). O dom da fé é o grande conteúdo da vida missionária da Igreja. Anunciamos o caminho da fé que nos leva a Jesus!

O mês de outubro é um mês especial para refletirmos sobre a missão. Qual o nosso empenho para levar a frente a fé em Jesus? O batismo recebido nos credencia para esse empenho; somos impelidos, através do nosso testemunho, a anunciar a vida que Jesus nos oferece. Não somente a vida futura, que herdaremos no céu, mas já aqui nesta vida, a fé do cristão deve ser transformadora. Refletir sobre a missão significa trabalhar pela mudança das estruturas do mundo!

O aumento da fé significa confiar em Cristo, ainda que tudo não nos seja favorável. O fruto que ocorre quando somos batizados, além do dom da salvação, é a consequência deste, aprendemos a ter a fé do grão de mostarda. Aprendemos a confiar em Deus. Habitamos sociedades que, infelizmente, são marcadas pela violência e a opressão das narrativas ideológicas, a tal ponto de sermos obrigados a tomar o uso das palavras do Profeta: “Até quando devo gritar a ti: ‘Violência’, sem me socorreres? Por que me fazes ver iniquidades, quando tu mesmo vês a maldade? Destruições e prepotência estão à minha frente; reina a discussão, surge a discórdia”(Hab 1,2-3). Deus não se conforma com a violência da cidade dos homens, contudo, Ele não atropela a liberdade e as decisões humanas. O mundo novo, tão querido por Deus e pelos verdadeiros discípulos de Jesus, nascerá pelo caminho da fé. Nascerá do caminho missionário da Igreja! Não há outra forma, não existe outro caminho. Não nos enganemos, todo o mal presente no mundo será vencido pelo laborioso exercício da fé missionária e da oração. A guerra cultural que tem afligido as nossas relações, matando o principio da caridade e do respeito mútuo, pode ser superada quando homens e mulheres aprendem a olhar para o futuro e desejam concretamente o bem de todos. Peçamos ao Senhor que nos faça sempre missionários de sua Boa Nova, que a nossa fé batismal nos torne capazes de estabelecer boas relações de paz com os irmãos e com o mundo inteiro. Afinal, Deus é o Pai que cumula todos os seus filhos com o dom da fé e nos pede a saída missionária, não importa a situação, Deus espera que sejamos uma Igreja em saída!

Dom Frei Manoel Delson