Curso para os Bispos da Arquidiocese do Rio de Janeiro

A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro está promovendo, como acontece todos os anos, o 33º Curso para os Bispos. Normalmente, ocorre num mês de férias para que o convite fique aberto para aqueles que livremente desejem participar. O curso acontece desde 1992, numa feliz iniciativa do nosso venerável predecessor Cardeal Eugenio de Araujo Sales, e já é tradição. Este ano, o curso tem uma recordação especial, pois, no primeiro curso, o então prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Senhor Cardeal Joseph Ratzinger, Papa Bento XVI, falecido no último 31 de dezembro, esteve presente, fazendo as conferências sobre a Igreja. 

O curso de 2023 acontece de 23 a 27 de janeiro, com o seguinte tema: “Novas comunidades e a evangelização hoje”. Nos dias de hoje, tem crescido muito o número de novas comunidades e é preciso dar atenção a elas e orientá-las para que sigam as instruções da Igreja, prescritas pelo Código de Direito Canônico e demais orientações da Igreja. A evangelização nos dias de hoje não é como antigamente; a linguagem e o método de evangelizar mudaram, como nos diz o Papa Francisco. É preciso ir ao encontro das ovelhas e não ficar na Igreja ou “sacristia” esperando os fiéis. Cumprindo aquilo que Jesus pediu, a Igreja tem que ir ao encontro das ovelhas perdidas. 

Dom Manoel Delson, Arcebispo Metropolitano da Paraíba

Dom Manoel Delson, Arcebispo Metropolitano da Paraíba, mais uma vez participa do curso com outros bispos dos vários regionais da nossa igreja. O curso conta com uma grande programação. São diversas atividades e conferências durante os quatro dias.

De acordo com Dom Orani, Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, o curso é uma oportunidade de convivência fraterna entre os bispos. “Mesmo quando teve que ser de forma virtual, devido à pandemia, isso foi possível e agora de maneira presencial será melhor ainda. O episcopado brasileiro e latino-americano se preocupa bastante com o futuro da Igreja e em como evangelizar num mundo tão transformado. Os anos vão passando e a Igreja tem que chegar a todas as realidades geográficas, sociais ou virtuais”, relatou. 

Outro tema que será refletido no encontro é o Sínodo dos Bispos, que terminará no próximo ano. De acordo com Dom Orani, a palavra ‘sínodo’ significa caminhar junto, ou seja, os fiéis caminham junto com a Igreja e, também, opinam sobre como a Igreja pode se sentir mais próxima dos fiéis. “Por isso, o Curso dos Bispos 2023 vai discutir um pouco sobre isso, sobre as novas formas de evangelizar e de como a Igreja pode estar mais próxima dos fiéis. É urgente a evangelização nas famílias e como a Igreja pode entrar em cada lar através dos meios de comunicação”, defende.

O cardeal reforça que uma das formas de afeto, comunhão e colegialidade é rezar pela Igreja. “Nossa oração, na semana de 23 a 27 de janeiro, será para todos os bispos e convidados que estarão no Centro de Estudos do Sumaré, reunidos para o Curso dos Bispos. Vamos acompanhar, pelas mídias da arquidiocese, os momentos comunitários deste curso, rezando pelos bispos presentes! Acompanhemos com as nossas orações o Curso dos Bispos em nossa arquidiocese, e que seja um tempo de estudo e de graça e o Espírito Santo renove o coração de cada um de nós”, exorta.

O curso conta com cobertura da mídia católica e, inclusive, dois programas especiais pela TV à noite; poderá também ser acompanhado pelas redes sociais da arquidiocese do Rio.

Com informações arquidiocese do Rio de Janeiro e CNBB