CNBB realiza Assembleia Geral de forma virtual. Confira os destaques

Os bispos de todo Brasil estão reunidos na 58ª Assembleia Geral da CNBB, que acontece de 12 a 16 de abril, por meio da plataforma Zoom. O tema central desta assembleia diz respeito ao Pilar da Palavra proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019 – 2023). Mesmo sem a possibilidade de votação de um documento, está sendo debatido o tema “Casas da Palavra – Animação bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias”.

O encontro que reúne todo o episcopado brasileiro ocorre, pela primeira vez na história, de forma virtual, por conta da pandemia da Covid-19, um desafio imposto pelo contexto atual e que exige aprendizado de ferramentas e suporte técnico para os ajustes que se fazem necessários no início dessa experiência nova. “Este caminho é de grande importância, é o ponto alto do coração do serviço eclesial prestado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Somos desafiados a abrir o coração e a vivenciarmos esse caminho sob as luzes de Cristo ressuscitado, guiados e movidos pela ação do seu Espírito Santo”, motivou dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB.

Dom Manoel Delson, Arcebispo da Paraíba, avalia a experiência. “Apesar de já estarmos há mais de 1 ano nessa realidade dos momentos virtuais, temos a plena convicção de que este não é o formato ideal para um encontro fraterno e de estudos, porém, é a forma viável e possível de acontecer. Mas todos nós, bispos, reconhecemos os esforços da CNBB, através de sua presidência e equipe técnica, na realização dessa assembleia. Estamos estudando, debatendo temas importantes, tomando algumas decisões e celebrando”, avalia.

Confira alguns destaques do que já foi debatido e decidido na Assembleia Geral da CNBB:

Dom Giambattista Diquattro fala a todo o episcopado brasileiro pela primeira vez

Bispos analisam a conjuntura social e eclesial do Brasil a partir de subsídios oferecidos por equipes da CNBB

Tema central da 58ª AGCNBB: Presidente do Regional Nordeste 2 fala dos desafios sobre a semeadura da Palavra de Deus no Brasil

58ª Assembleia Geral da CNBB aprova realização do Ano Vocacional em 2023

Em carta a ser enviada ao Papa Francisco, aprovada pela 58ª AG CNBB, bispos renovam a fidelidade e a comunhão ao Sucessor de Pedro

Fundo Nacional de Solidariedade: “O dinheiro é dado pelos pobres e aos pobres ele será aplicado”, afirmou dom Joel Amado

Campanha da Fraternidade 2022 foi apresentada aos bispos reunidos em Assembleia

REPAM-Brasil e Comissão para a Amazônia divulgam carta sobre acordos entre EUA e Brasil em defesa da Amazônia

Criação do regional Leste 3 é aprovada pela 58ª Assembleia Geral da CNBB

Resultados da Ação Emergencial “É Tempo de Cuidar” demonstram a força das ações solidárias da Igreja no Brasil

Bispos aprovam a publicação do texto sobre o tema central na série de Estudos da CNBB