Centro Cultural São Francisco tem exposição de presépios

Os presépios são parte da decoração mais autêntica dos lares cristãos. Muitos comércios e instituições também fazem questão de comunicar, através da beleza dessa arte, o verdadeiro significado do Natal.

A representação da cena do nascimento de Jesus foi criada ainda no século XIII por São Francisco de Assis. Ele queria ensinar, de forma didática e criativa, como havia sido a chegada do Menino Deus ao convívio dos homens. A ideia foi tão bem recebida que foi sendo propagada por todos os lugares e chegou ao Brasil através da colonização, com os padres jesuítas. E foi São José de Anchieta quem apresentou o presépio pela primeira vez no país, em 1552.

Hoje encontramos presépios de todas as formas, tamanhos e matéria-prima. No Centro Cultural São Francisco está em exibição uma exposição de presépios, com peças de um acervo particular e curadoria de Augusto Morais. São dezenas de presépios que representam toda a criatividade artística na hora de retratar o nascimento do Senhor.

“Cada presépio traz um pouco do sentimento e da alma do artista que produziu. As expressões faciais dos personagens, o tipo de material utilizado, a disposição das peças… tudo isso compõe a mensagem que quer ser passada ao retratar o nascimento de Jesus através da arte”, explica Augusto.

O Centro Cultural São Francisco recebe visitações todos os dias da semana, das 9h às 15h e a entrada custa apenas R$ 8,00. Além da exposição Presépios, o CCSF tem a exposição permanente de arte popular, a visitação guiada e está atualmente com a exposição sobre o artista paraibano Santa Rosa.