Benção da nova casa paroquial de Nossa Senhora do Livramento Santa Rita – PB

Em um breve relato o Pe. José Romualdo de Oliveira, Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Livramento/Santa Rita-PB, fala sobre a construção da Nova Casa Paroquial.

A Paróquia Nossa Senhora do Livramento é a 9ª (nona) paróquia mais velha da Arquidiocese da Paraíba, criada no dia 28 de setembro de 1813. Situada no distrito de Nossa Senhora do Livramento, área rural do município de Santa Rita-PB.

Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Livramento/Santa Rita-PB.

No início do meu ministério pastoral, na Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em abril de 2018, coloquei como prioridade a edificação de uma nova paróquia. Entre as várias necessidades estava: a construção de uma nova residência paroquial, pois antiga casa que existia era muito precária, e já se fazia anos que os padres não residiam nela.

Antes mesmo da minha chegada, os paroquianos até tinham iniciado uma reforma dessa antiga casa, porém, era algo muito tímido e lento. Na primeira visita a paróquia, antes da minha posse canônica, além de visitar quase todas as comunidades, fui conhecer a casa paroquial que estava sendo reformada, logo me veio ao coração as palavra do Senhor que diz: “Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha…” (Mateus 9,16). Aí falei com a Secretária Paroquial da época, Ana Carla, vamos parar essa obra por enquanto.

Depois da minha posse, em maio do mesmo ano, iniciamos o planejamento de um projeto para construção da Nova Casa Paroquial, com o apoio de Inisi, leiga bastante comprometida com a Igreja, criamos uma nova campanha. Aproveitamos o nome de uma campanha que tinha sido iniciada com envelopes: Campanha Mão Amiga. Demos uma repaginada, dessa vez bem mais ousada e ampla, não só se resumido ao território da Paróquia, mas em toda Arquidiocese da Paraíba.

Padre José Romualdo de Oliveira, Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Livramento

Não foi algo nada fácil, sem recurso e sem estrutura começar uma nova campanha, além do mais tínhamos que superar muitas barreiras, entre elas, era o fato da Paróquia de Livramento está há muito tempo sem um pastor próprio e fixo, os padres não residiam na paróquia, além de ficarem pouco tempo. Desse modo, as comunidades ficaram dispersas, não existia unidade paroquial e não se entendia a real necessidade de construir uma nova casa paroquial, para acolher bem e com dignidade o sacerdote.

Graça a Deus, aos poucos foram aparecendo pessoas generosas, batemos em várias portas e procuramos aproveitar todas as oportunidades: solenidades da Igreja, eventos da paróquia e da arquidiocese, ida outras paróquias, com a licença do pároco, levávamos os matérias da campanha para vender. Foram várias iniciativas, mas quero destacar o grande apoio que recebemos do Movimento Terço dos Homens da nossa Arquidiocese, foi algo fundamental.

Dom Manoel Delson Arcebispo Metropolitano da Paraíba.

Enfrentamos ainda a pandemia do Covid 19, que tanto nos atrapalhou, ao ponto de a obra ser interrompida por vários meses. Mas com a graça de Deus e a colaboração de muitos irmãos, além do sacrífico sacerdotal, no último dia 04 de fevereiro de 2023, com a presença do nosso Arcebispo Dom Delson e de representantes do nosso clero, a Paróquia Nossa Senhora do Livramento celebrou um dia que ficará em sua história: a bênção e inauguração de sua nova casa paroquial.

Informações Pe. José Romualdo