Artigos do Bispo

A Eucaristia e a Missão

A Eucaristia e a Missão

O Sacramento da Eucaristia, juntamente com os outros sacramentos que iniciam a vida cristã, Batismo e Crisma, constituem a origem da própria vida da Igreja. A Igreja não vive sem a Eucaristia. Esta "constitui o apogeu da obra de salvação de Deus: com efeito, fazendo-Se Pão partido para nós, o Senhor Jesus derrama sobre nós toda a sua misericórdia e
Leia Mais
Vale a pena abraçar o sofrimento?

Vale a pena abraçar o sofrimento?

A vida cristã torna-se autêntica quando ela, abraçando a Cristo, não foge dos sofrimentos próprios desta vida: "Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado (Mc 10,38). Referido "batismo" trata-se do sofrimento da cruz de Nosso Senhor. Toda nossa vida deve caminhar com Cristo, e Ele, segundo os
Leia Mais
Um Igreja sempre missionária

Um Igreja sempre missionária

A convocação missionária é constitutiva da vida de quem segue Jesus. Não se pode pretender o Evangelho de Cristo ausentando-se da atividade missionária da Igreja no mundo. O mês de outubro é na Igreja um tempo especial para meditar mais sobre como devemos ser batizados e enviados no coração do mundo; enviados a todos os homens e mulheres! Diante de
Leia Mais
Deus pede missão

Deus pede missão

A fé é o fundamento da vida cristã. Trata-se de um dom que recebemos no dia do nosso batismo. E o que ocorre quando a recebemos? “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: 'Arranca-te daqui e planta-te no mar, e ela vos obedeceria (…)” (Lc 17,6). O dom da fé é
Leia Mais
Não acumular

Não acumular

E agora, ricos, chorais e gemei! Eis o grande brado da Palavra de Deus que nos apresenta neste Domingo, por meio da Carta de São Tiago: "E agora, ricos, chorai e gemei, por causa das desgraças que estão para cair sobre vós. Vossa riqueza está apodrecendo, e vossas roupas estão carcomidas pelas traças" (Tg 5,1-2). A Palavra de Deus nunca
Leia Mais
Não estamos sozinhos

Não estamos sozinhos

Neste mês da Bíblia, nós católicos, somos motivados a nos aproximar especialmente da Palavra de Deus, afinal, como diz o Papa Francisco: "a Palavra de Deus permite-nos tocar com a mão esta proximidade, já que ela não está longe de nós, antes está muito perto do nosso coração. É o antídoto contra o medo de enfrentar a vida sozinho”. Uma
Leia Mais
Trabalhar no campo de Deus

Trabalhar no campo de Deus

O mundo em que habitamos muda velozmente, tudo passa muito rápido. E qual a nossa missão, como cristãos, no tempo que se chama hoje? Ao longo de sua vida pública, Nosso Senhor sempre nos ensinou que a sua missão redentora no mundo não estava reservada somente a Si, mas estendeu-se sobre seus apóstolos, e chegou até nós: "A messe é
Leia Mais
A Luz de Deus não se apaga

A Luz de Deus não se apaga

A Palavra de Deus tem um lugar central na vida e na missão da Igreja. Através dela conhecemos a profundidade do amor de Deus por nós.  Para o Papa Francisco, "A Bíblia não é uma seleção de histórias antigas e bonitas, mas pela Palavra de Deus, a luz veio ao mundo e nunca mais se apagou”. O mês de setembro
Leia Mais
Deus é encontrado na noite escura

Deus é encontrado na noite escura

A vida cristã deve ser uma vida decididamente marcada pela alegria do Evangelho. Ainda que o cenário atual nos empurre para o desânimo e a falta de perspectiva, não podemos de maneira alguma deixar de anunciar essa alegria transformadora. Obviamente que não se trata de uma alegria ingênua ou fora da realidade. Pelo contrário, recebemos do Senhor a alegria de
Leia Mais
Anunciar Jesus

Anunciar Jesus

O Cristianismo é a religião que ensina, que faz ecoar as palavras de Jesus. A pregação da Palavra de Deus perpetua-se na história humana por meio de ensinamentos. Estes transmitem valores cristãos em todas as épocas, como nos assegura o Papa Francisco, na ocasião da instituição do Dia do Catequista. Neste quarto domingo de agosto, a Igreja celebra o domingo
Leia Mais