A Luz de Deus não se apaga

A Palavra de Deus tem um lugar central na vida e na missão da Igreja. Através dela conhecemos a profundidade do amor de Deus por nós.  Para o Papa Francisco, “A Bíblia não é uma seleção de histórias antigas e bonitas, mas pela Palavra de Deus, a luz veio ao mundo e nunca mais se apagou”. O mês de setembro na Igreja do Brasil é um tempo de grande aprofundamento da Palavra de Deus. O cristão deve ter essa Palavra, que é eterna e não muda, como único caminho fundamental de vida. Não vivemos sem Deus!

As Sagradas Escrituras contêm a Palavra de Deus, o Verbo que se Fez carne. A Carne de Deus, historicamente, sempre se avizinha da carne dos homens. A Bíblia conta, do começo ao fim, o encontro da vida de Deus com a vida dos homens, que jaziam nas trevas.

Uma das grandes mensagens da Palavra de Deus é esta: não vivemos sem Deus! Diante das muitas dificuldades da vida que devemos enfrentar, o amor e a amizade com a Palavra de Deus nos ajudam a não perder a paz e a serenidade. Ela é o grande amparo para os momentos de dificuldades. Devemos apoiar nossa confiança na voz de Deus! Essa voz nunca muda, é fiel e constante, ainda que sejamos infiéis.

O Papa Francisco frequentemente chama a atenção da Igreja para que se guarde a Palavra de Deus sempre no coração, para que nenhuma tentação nos afaste do amor de Deus e que nenhum obstáculo tenha poder de nos desviar do caminho de Deus.  Quando meditamos os Salmos da Bíblia, percebemos o quanto Deus e Sua Palavra nos envolvem. Somos constantemente protegidos por Seu amor de Pai. Contudo, sua proteção não nos infantiliza, tratando-nos como se fôssemos vítimas das situações da vida. Não! Deus nos protege com amor paterno que nos lança na vida, em seus muitos momentos felizes e desafiadores. Assim deve ser a vida cristã!

Neste mês de setembro, a sociedade civil convoca a todos para a prevenção da chaga do suicídio. A Palavra de Deus, junto com o tratamento médico/terapêutico, são grandes apoios na superação desse drama. Para a Igreja, as pessoas devem ser ajudadas, também com o auxílio e o avanço da ciência, sejam quais forem seus dramas. A Palavra de Deus é um farol que pode iluminar esse drama na vida de pessoas que desistiram da vida. Devemos nos comprometer em ajudar essas pessoas que perderam o sentido de vida; encaminhá-las ao tratamento psicológico e não deixar de levá-las ao encontro com a Palavra de Deus que é a fonte que nos revigora. Que o Bom Deus, a quem confiamos nossas vidas, esteja presente em cada lar e coração. Que Sua Palavra nos comprometa na construção de um mundo mais justo e fraterno.

Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap
Arcebispo da Paraíba