8 de outubro é Dia do Nascituro

Neste dia 8 de outubro a Igreja no Brasil celebra o Dia do Nascituro, data instituída durante a Assembleia Geral da CNBB no ano de 2005. O objetivo é celebrar e reafirmar que a vida humana começa no ventre materno desde a sua concepção. O Dia do Nascituro encerra também a Semana da Vida, que este ano teve como tema “Família Santuário da Vida”.

A proposta da Comissão Nacional da Pastoral Familiar foi de resgatar as reflexões da carta encíclica de São João Paulo, a II Evangelium Vitae, que trata sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana. No texto, de 1995, ele reitera a vocação da família para ser “constitutivamente santuário da vida”.

“Precisamos defender a vida humana em todos os seus estágios, desde a concepção até o seu término natural. Nossa sociedade está adoecida com tanta violência e nós queremos reafirmar o nosso compromisso com a justiça e a luta pela dignidade da vida humana, e isso inclui os nascituros”, afirma Dom Manoel Delson. “É preciso acolher as gestantes, livrá-las do sofrimento, dos maus tratos, dar a elas a dignidade para gestar e à criança o direito de vir ao mundo desfrutar do dom de Deus, que é a vida”, reafirma o Arcebispo.

Nas Paróquias, a Semana da Vida foi celebrada com encontros sugeridos pelo subsídio Hora da Vida, envolvendo as famílias e levando às comunidades a esperança de um verdadeiro movimento à favor da vida.