Template-Page

Papa Francisco

O Cardeal Jorge Mario Bergoglio é argentino, jesuíta, e se tornou o primeiro Papa americano. Nasceu em Buenos Aires no dia 17 de dezembro de 1936. Diplomou-se como técnico químico e depois escolheu o caminho do sacerdócio, entrando no Seminário Diocesano de Villa Devoto. No dia 11 de março de 1958 entrou no Noviciado da Companhia de Jesus. Completou os estudos humanísticos no Chile e, de volta à Argentina, em 1963, obteve a licenciatura em Filosofia no Colégio de São José, em San Miguel. De 1967 a 1970 estudou Teologia, licenciando-se também no Colégio de São José. No dia 13 de dezembro de 1969 foi ordenado sacerdote pelo Arcebispo Dom Ramón José Castellano. No dia 22 de abril de 1973 emitiu a profissão perpétua nos Jesuítas.

No dia 31 de julho de 1973 foi eleito Provincial dos Jesuítas da Argentina, cargo que desempenhou durante seis anos. Seguiu desempenhando trabalho no campo universitário. No dia 20 de maio de 1992 o Papa João Paulo II nomeou-o Bispo Titular de Auca e Auxiliar de Buenos Aires. No dia 27 de junho recebeu na catedral a ordenação episcopal. Como lema escolheu “Miserando atque elegendo” e no seu brasão inseriu o cristograma IHS, símbolo da Companhia de Jesus. No dia 3 de junho de 1997 foi promovido Arcebispo Coadjutor de Buenos Aires. Com o falecimento do Cardeal Quarracino, sucedeu-lhe a 28 de fevereiro de 1998 como Arcebispo. Três anos mais tarde, no Consistório de 21 de fevereiro de 2001, João Paulo II criou-o Cardeal, atribuindo-lhe o título de São Roberto Bellarmino.

Em outubro de 2001 foi nomeado relator-geral adjunto da 10ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Foi Presidente da Conferência Episcopal Argentina. Até o início da sede vacante foi membro das Congregações para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, para o Clero, para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica; do Pontifício Conselho para a Família, e da Pontifícia Comissão para a América Latina. Foi anunciado como o novo Papa no dia 13 de março de 2013.