Seguindo o Plano Pastoral 2019-2022, a Arquidiocese da Paraíba está vivendo, em 2021, o Ano da Palavra. Várias ações já foram desenvolvidas ao longo do ano pela comissão responsável, como Estudo do Evangelho de São Marcos com encontros virtuais e presenciais. Mas o mês de setembro, dedicado à Bíblia, traz novas ações, agora desenvolvidas pelas Paróquias, que têm o objetivo de promover estudos e despertar cada vez mais o povo para a Leitura Orante da Palavra.
Para auxiliar nestes momentos formativos e de estudo, a Comissão do Ano da Palavra da Arquidiocese elaborou dois cadernos de Estudo: um para estudo do Livro de São Marcos e outro para estudo dos Atos dos Apóstolos. O material está disponível nas secretarias paroquiais.
Em João Pessoa, no bairro Alto do Mateus, a Paróquia Santa Clara vem produzindo dois programas disponibilizados no Youtube: o Conhecendo a Bíblia e o Bate-Papo de Liturgia. Agora no mês de setembro as 6 comunidades que compõem a Paróquia terão encontros presenciais para estudo do Ato dos Apóstolos, com o material produzido pela Arquidiocese.
No bairro dos Bancários a Paróquia Menino Jesus de Praga realiza toda quarta-feira o Encontro Bíblico Discípulos de Emaús. Os momentos são virtuais, realizados na plataforma google meet, e são revezados momentos de formação, esclarecimento de dúvidas e leitura orante da Bíblia.
Em Alhandra, na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, acontece o Curso Bíblico, com encontros presenciais, toda quarta-feira. Em Cabedelo, na Paroquia São Judas Tadeu terá início o estudo sobre o livro dos Atos dos Apóstolos, com formações voltadas para as pastorais.

“Este movimento nas Paróquias é muito importante, pois não há como ser católico, caminhar na Igreja sem ter uma experiência de mergulho na Palavra de Deus. Ela nos sustenta e nos orienta e, para entende-la bem, é preciso estudo, leitura orante. E nada melhor que estes momentos em comunidade, pois além de tudo, fortalece a caminhada paroquial”, relata Dom Manoel Delson.
Os interessados em participar destes momentos, que acontecem em toda Arquidiocese, deve procurar a Paróquia mais próxima ou, nas redes sociais, ver as sugestões deixadas nos perfis oficiais da @arquipb.