Arquidiocese da Paraíba participa do 6º Muticom Regional NE 2

17/10/2016 - O encontro ocorreu em Recife/PE

O 6º Muticom – Mutirão de Comunicação Regional Nordeste 2, ocorreu nesse último final de semana, entre os dias 14 e 16 de outubro de 2016, na Unicap – Universidade Católica do Pernambuco, em Recife.

O encontro foi realizado pela Arquidiocese de Olinda e Recife e reuniu agentes de pastorais de comunicação, assessores de imprensa, padres, bispos, religiosas e religiosos, leigos e leigas dos quatro estados que compõem a Regional Nordeste 2: Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, para formar e integrar as Pastorais de Comunicação das Dioceses e Arquidioceses.

Com o tema “A cultura do encontro e as novas formas de comunicação para a transformação social”, o encontro debateu sobre o futuro da comunicação na igreja e as maneiras de comunicar nos espaços sagrados. Mesas redondas, oficinas, celebrações eucarísticas e momentos culturais fizeram parte do evento.

Na Cerimônia de Abertura, o Cordelista Antônio Marinho realizou uma belíssima apresentação sobre a vida e a obra de Dom Helder Câmara, patrono do encontro. Destaca-se também a presença de Dom Antônio Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife e Presidente da Regional Nordeste 2; Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, Bispo de Campina Grande e Vice-Presidente da Regional Nordeste 2; o Padre Luciano José Pinheiros, Representante da Comissão do 6º Muticom e Pró-Reitor Administrativo da Unicap/PE e a Irmã Maria Nogueira, autora do vídeo sobre a vida de Dom Helder Câmara.

As palestras trouxeram uma reflexão sobre a cultura do encontro, enfatizando sempre o discurso de Dom Helder Câmara e do Papa Francisco, além de mostrar a importância da Pascom/ Assessoria e o sentido espiritual da comunicação nas igrejas. No primeiro dia o evento contou a presença de Bianka Carvalho, Jornalista da Globo Nordeste, que refletiu em sua palestra sobre a conexão da comunicação/conexão espiritual. No segundo dia tivemos as oficinas com temas como: Produção de textos jornalísticos; Espiritualidade e Comunicação; Radialismo; Fotografia; Publicidade. Nas mesas redondas estiveram presentes o Professor e Jornalista, Moisés Sbardelotto, que falou sobre o tema: A cultura do encontro na dimensão missionária e social; e o Jornalista da Globo News, Gerson Camarotti, que dialogou com todos os presentes sobre o tema: A cultura do encontro na dimensão política e social. No terceiro dia a palestra de encerramento teve como expositor o Bispo Auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin, que explanou o tema: Liturgia: a arte de comunicar o sagrado.

Nesses três dias de eventos tivemos duas celebrações eucarísticas e um momento cultural com apresentações de danças típicas da cultura nordestina: frevo, maracatu e baião.

O 7º Muticom ocorrerá em 2018 e será promovido pela Diocese de Caruaru, também no Pernambuco.

Veja fotos:

6º Muticom

Apresentação das bandeiras dos estados que compõem a Regional Nordeste 2

Consagração dos participantes do Muticom a Nossa Senhora Aparecida

Poeta e Cordelista, Antônio Marinho

Dom Antônio Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife, faz a Abertura do 6º Muticom Regional Nordeste 2

Jornalista Bianka Carvalho, Globo Nordeste

Celebração Eucarística (15/10)

Oficina de Produção de Texto Jornalístico com a Jornalista Ir. Ivonete Kurten

Palestra do Professor e Jornalista, Moisés Sbardelotto

Mesa-Redonda: A cultura do encontro na dimensão missionária e social

6º Muticom