Romaria da Guia 2016

07/10/2016 - Dia 12 de outubro

Milhares de fiéis de Lucena, de outras cidades quem compõem a Arquidiocese da Paraíba e de outras Dioceses próximas participam nesta quarta-feira, dia 12 de outubro, da tradicional Romaria da Guia, que neste ano de 2016 chega à edição de número 27. A programação começa com uma Alvorada Festiva às 3h30, na Igreja Matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus Menino, que fica no Centro da cidade de Lucena. Às 4h terá início a caminhada até o Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Guia, na zona rural do município (litoral norte do Estado). O percurso é de aproximadamente 10 quilômetros. Os fiéis devem chegar na parte baixa do Santuário por volta das 7h30. Após a subida ao Santuário, uma Missa campal vai ser celebrada pelo Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba, Dom Genival Saraiva de França.

Sobre o Santuário da Guia:
A igreja de Nossa Senhora da Guia começou a ser construída no final do século XVI e foi concluída na segunda metade do século XVIII. É uma construção sólida em pedra calcária, com um efeito plástico que caracteriza o estilo barroco tropical (uma das únicas do gênero no Brasil). Já no interior da igreja há obras de arte no estilo rococó. Os carmelitas chegaram à Paraíba em 1591 e primeiro fundaram o convento e a igreja de Nossa Senhora do Carmo, no Centro de João Pessoa. Só depois iniciaram uma missão ao norte do Rio Paraíba, para um trabalho social e catequético com os índios. Com a saída dos carmelitas, em meados do século XIX, o Santuário ficou em ruínas. Na década de 80 do século passado, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) restaurou a igreja e reurbanizou toda a área adjacente do prédio, recuperando as características do Santuário de Nossa Senhora da Guia nos tempos do período colonial. Atualmente o Santuário é administrado por frades carmelitas.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus Menino
Rua Américo Falcão, s/n - Centro, em Lucena (PB) - Tel. 83-3293-1263
Pároco: Frei Rômulo Davi da Silva, O.Carm
Vigários Paroquiais: Frei Severino do Ramo de Freitas Castro, O.Carm, Frei Rogério Severino de Lima, O.Carm, e Frei Sormani José Barbosa Lima, O.Carm