Encontro de formação

05/10/2016 - Com Dom Paulo Jackson

Encontro de formação sobre documento do Papa Francisco

No Seminário Arquidiocesano com Dom Paulo Jackson

No dia 10 de outubro (segunda-feira), às 19h30, o Bispo da Diocese de Garanhuns (PE), Dom Paulo Jackson, vai estar em João Pessoa para um Encontro de formação sobre a Exortação Apostólica “Amoris laetitia”: sobre o amor na família. Será no Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição (Sapic), no Castelo Branco, na Capital.

O evento é organizado pela Região Pastoral Praia Sul, da Arquidiocese da Paraíba, mas “tendo em vista a importância do tema e, sobretudo, os bons frutos que este encontro certamente vai proporcionar, a pedido do Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba, Dom Genival Saraiva de França, este evento vai ser estendido a toda a Arquidiocese, sobretudo ao Setor Família, com o objetivo de aprofundar este documento pós-sinodal e refletir sobre as implicações pastorais presentes em nossa Arquidiocese”, informa o Coordenador de Pastoral da Arquidiocese da Paraíba, Côn. Mons. Ivônio Cassiano de Oliveira.

Sobre a Exortação Apostólica

É um texto do Papa, menos solene, mas não menos importante, que transmite um ensinamento do Pontífice a respeito de um assunto com o objetivo de animar os fiéis na vivência do mesmo. Geralmente é publicada após um Sínodo (reunião com Bispos).

No caso, a “Amoris laetitia” foi publicada no dia 8 de abril deste ano. É um texto de nove capítulos no qual o Santo Padre recolhe os resultados de dois Sínodos dos Bispos sobre a família ocorridos em 2014 e 2015.

Por exemplo: o capítulo terceiro, “O olhar fixo em Jesus: a vocação da família”, é dedicado a alguns elementos essenciais do ensinamento da Igreja acerca do matrimônio e da família. Em 30 parágrafos, ilustra a vocação à família de acordo com o Evangelho, assim como ela foi recebida pela Igreja ao longo do tempo, sobretudo quanto ao tema da indissolubilidade, da sacramentalidade do matrimônio, da transmissão da vida e da educação dos filhos.