Santa Edwiges: protetora dos pobres e endividados

15/10/2015 - Celebrações nesta sexta-feira, dia 16 de outubro

Nesta sexta-feira, dia 16 de outubro, é comemorado o dia de Santa Edwiges: a protetora dos pobres e endividados.

Duas Missas vão ser celebradas na Capital em homenagem à Santa:

12h: no Mosteiro de São Bento, na Av. General Osório, no Centro de João Pessoa. Celebrante: Mons. Ednaldo Araújo dos Santos.
19h30: celebração na igreja dedicada à Santa no Valentina Figueiredo, na Capital. O celebrante também será o Mons. Ednaldo.

“Santa Edwiges, protetora dos endividados, aumentai minha confiança na providência divina para que não falte o pão de cada dia, e que no final do mês não falte o necessário para que eu possa dar aos meus familiares: saúde, educação e dignidade na moradia”, diz um trecho de uma das orações à Santa.

Sobre a Santa:
Edwiges nasceu em 1174, na Bavária, Alemanha. Quando criança já mostrava mais apego às coisas espirituais do que às materiais, apesar de dispor de tudo o que quisesse comprar ou possuir. Quando adulta, ela guardava uma pequena parte de seus ganhos para si e o resto empregava em auxílio ao próximo. Quando descobriu que muitas pessoas eram presas porque não tinham como saldar suas dívidas, passou a ir pessoalmente aos presídios para libertar os encarcerados, pagando-lhes as dívidas com seu próprio dinheiro. Depois, ela também lhes conseguia um emprego, de modo que pudessem manter-se com dignidade. Edwiges morreu no dia 15 de outubro de 1243, no Mosteiro de Trebnitz, Polônia. Em 1266 o Papa Clemente IV canonizou-a oficialmente. A Igreja designou o dia 16 de outubro para a celebração da sua festa litúrgica (Fonte: Paulinas).