Mini-Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

14/10/2015 - De 19 a 21 de novembro

O Plano Arquidiocesano de Pastoral da Paraíba contempla os três eixos da ação evangelizadora: Palavra, Liturgia e Caridade (em resposta aos desafios levantados pelo Sínodo Diocesano da Arquidiocese da Paraíba [2011-2014] e seguindo as inspirações do Concílio Vaticano II e do Documento de Aparecida). Ações foram propostas em cada uma das dimensões - por exemplo: criar a comissão diocesana de formação e criar um projeto de formação de discípulos missionários (Palavra); fortalecer a comissão de liturgia e criar equipes diocesanas de Batismo (Liturgia); e fortalecer o setor social e fortalecer e dar visibilidade às ações conjuntas com a Cáritas Diocesana (Caridade).

“O grande desafio, depois do Plano elaborado, é a sua execução. É preciso que todas as ações sejam metodológica e sistematicamente colocadas em prática, buscando sempre a consonância com os apelos do Espírito Santo, através de seus sinais presentes no cotidiano da vida do povo de Deus. Agora, pede-se que seja destacado o que foi possível realizar, seja em âmbito paroquial ou de Região Pastoral (pontuando experiências), de acordo com o que foi planejado na Mini-Assembleia de novembro 2014. Essa avaliação será um momento importante na metodologia da nossa Mini-Assembleia de 2015, para tomarmos consciência, juntos, dos passos dados, rumo às nossas metas pastorais e que resultará em um relatório final, que deverá ser apresentado, por cada Região Pastoral, durante a Mini-Assembleia de novembro de 2015”, explica o Coordenador de Pastoral da Arquidiocese da Paraíba, Mons. Ivônio Cassiano.

Ele completa: “É fundamental que, em um primeiro momento, cada Paróquia reflita e responda as duas questões propostas a seguir: 1) Em que avançamos em relação às metas do Plano Arquidiocesano de Pastoral? 2) Quais as dificuldades que estamos sentindo para a realização do que foi planejado para 2015 sobre “Formação Bíblico-Catequética”? Em um segundo momento, a ser combinado em cada Região Pastoral, é de suma importância que haja um encontro para sintetizar a avaliação da caminhada da Região Pastoral, de forma que, na Mini-Assembleia, seja apresentada, para o conjunto da Arquidiocese, a síntese da caminhada de cada Região”.