26ª Romaria da Guia em Lucena

07/10/2015 - Segunda-feira, dia 12 de outubro

De 9 a 12 de outubro vai ser realizada a Festa de Nossa Senhora da Guia no município de Lucena (PB). O tema deste ano é “Com Maria, a estrela da nova evangelização, anunciemos o Evangelho da alegria!”.

Programação detalhada (Programação desenvolvida no Santuário, que fica na zona rural de Lucena. Já a Romaria, no dia 12, começa no Centro de Lucena e vai até o Santuário):

Dia 9 (sexta-feira)18h30: Terço Mariano. 19h: Missa Solene e Bênção do Santíssimo. 20h30: apresentação cultural.

Dia 10 (sábado): 18h: Ofício de Nossa Senhora. 19h: Missa e Bênção do Santíssimo. 20h30: apresentação cultural.

Dia 11 (Domingo): 18h: Terço Mariano. 19h: Missa Solene de Vésperas, seguida da Bênção do Santíssimo. 20h30: apresentação cultural.

Dia 12 (segunda-feira):
4h: Ofício de Nossa Senhora da Guia, na Igreja Matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus Menino, no Centro de Lucena.
5h: Início da Romaria: da Igreja Matriz até o Santuário.
8h: Missa campal no pátio do Santuário da Guia presidida pelo Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Aldo Pagotto.

Sobre a Romaria da Guia:
A Festa da Guia é realizada há mais de 100 anos, mas a Romaria só começou a partir de 1990. Milhares de fiéis participam da caminhada do Centro de Lucena até o Santuário na zona rural do município, no litoral norte da Paraíba. O percurso da Romaria é de aproximadamente 10km do centro da cidade de Lucena até o Santuário e atrai anualmente cerca de 10 mil participantes de todas as regiões da Paraíba e de Estados vizinhos.
“A Romaria permite uma caminhada muito agradável e tranquila, onde se pode contemplar o mar, coqueirais, muito verde e ar puro. A natureza convida o romeiro a refletir sobre o amor e a perfeição do Criador e a caminhar rumo a Maria, com foco na reflexão do grande amor materno que se derrama do alto daquele Santuário, onde Ela nos aguarda e nos aponta Jesus Cristo”, explicam os organizadores.

Sobre o Santuário da Guia:
Os carmelitas chegaram à Paraíba em 1591. Depois de fundarem o convento e a igreja de Nossa Senhora do Carmo, no Centro de João Pessoa, eles iniciaram uma missão ao norte do Rio Paraíba, no alto de uma colina, local onde existia uma povoação indígena, para realizar um trabalho social e catequético com os nativos.
A construção da igreja de Nossa Senhora da Guia teve início no final do século XVI e foi concluída na segunda metade do século XVIII. É uma construção sólida em pedra calcária, com um efeito plástico que caracteriza o estilo barroco tropical (uma das únicas do gênero no Brasil). Já no interior da igreja há obras de arte no estilo rococó.
Com a saída dos carmelitas, em meados do século XIX, o Santuário ficou em ruínas e o convento foi demolido, ficando apenas os alicerces e as amarrações do telhado. Na década de 80 do século passado, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) restaurou a igreja e reurbanizou toda a área adjacente do prédio, recuperando as características do Santuário de Nossa Senhora da Guia nos tempos do período colonial. Atualmente o Santuário é administrado por frades carmelitas.

Mais informações:
Paróquia Sagrado Coração de Jesus Menino
Rua Américo Falcão, s/n - Centro
58315-000 - Lucena (PB) - Tel. 3293-1263
Pároco: Frei Rômulo Davi da Silva, O.Carm.
Vigários Paroquiais: Frei Severino do Ramo de Freitas Castro, O. Carm. e Frei Rogério Severino de Lima, O Carm.
Diác. Eduardo Jorge de Aquino Lima

Santuário Nossa Senhora da Guia
Fazenda da Guia, s/n - Povoado da Guia
58315-000 - Lucena (PB)
Reitor: Frei Rômulo Davi da Silva, O. Carm.