Convocação para Ato de Consagração

31/07/2015 - Dia 5 de agosto

Segue convocação do Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, para Consagração ao Senhor da Vida pelo Imaculado Coração de Maria - por ocasião da Celebração dos 430 anos da Cidade de João Pessoa e do Estado da Paraíba, aos 5 de agosto de 2015, e da Semana da Família, de 9 a 15 de agosto. Dom Aldo reforça o pedido para que os padres e diáconos estejam presentes na Solene Celebração Eucarística, dia 5 de agosto (quarta-feira), às 8h30, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa.

1. Aos 5 de agosto de 2015 celebramos 430 anos da “Filipeia de Nossa Senhora das Neves”, Padroeira da Arquidiocese, da Cidade e do Estado da Paraíba. De 9 a 15 de agosto de 2015 celebramos a Semana da Família, em comunhão com a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da CNBB, e com as Igrejas Particulares no Brasil. A temática da Semana da Família é: “O amor é a nossa missão: a Família plenamente viva”.

2. Peço ao Clero e aos fiéis que se unam a mim na profissão do Ato de Consagração da Arquidiocese, das Famílias e do Estado ao Senhor da Vida, pelo Imaculado Coração de Maria. Que Ela consiga junto ao Senhor a superação da crise moral e temporal pelo qual passa o povo brasileiro.

3. Confiando em Maria, a intercessora universal das graças, recitemos o Ato de Consagração ao Senhor, com os fiéis presentes às celebrações, seja como prece comunitária, ou após a Comunhão Eucarística.

4. A partir do dia 5 de agosto, perpassando a Semana da Família, que a récita do Ato de Consagração valorize a vida e a família e nos defenda de toda ameaça de divisão e violência.

5. Para facilitar aos fiéis a récita do Ato de Consagração, distribuímos o ícone de Maria com a oração (ver anexos), recordando o que Ela assegurou: “Por fim o meu Imaculado Coração triunfará!”.

Oração:

Ó Virgem Maria Santíssima, Filha dileta de Deus Pai, Mãe admirável de Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador, Esposa Imaculada e fidelíssima do Espírito Santo. Vós sois o sacrário da Santíssima Trindade, constituída intercessora universal das graças! Acolhei, pois, ó Mãe, as súplicas dos filhos e filhas da Igreja da Paraíba que consagram ao vosso Imaculado Coração suas vidas, famílias e trabalhos.

Ó Mãe, em vosso ventre sacrossanto, de vós, Jesus tomou carne e sangue. No vosso coração sem mancha, vós acolhestes Jesus, Palavra viva que nos revela o Pai. Discípula e serva fiel do Senhor, convosco seguiremos o vosso Filho Jesus, aprendendo de vós a fazer tudo o que Ele nos disser e cumprir a sua vontade. Assim, que o vosso amor e fidelidade ao Senhor se prolonguem em nossos atos.

Ó Mãe, cheia da graça do Espírito Santo, junto a Jesus, vos entregais ao Pai pela salvação da humanidade. Por tal união mística dai-nos a coragem de defender e propagar a fé e promover a justiça do Reino. Convosco, tornai-nos serviçais e disponíveis para com todos!

Pela virtude de vossa pureza, obediência e desapego, ajudai-nos a abraçar a cruz de Jesus inerente à vida e à missão evangelizadora da Igreja.

Que o vosso coração pulse em nossos corações, com a luz de vossa Fé, com o ardor da vossa esperança, com o testemunho de vossa vida, com o amor misericordioso que tendes para conosco, filhos e filhas, pecadores.

Ó Maria Imaculada, excelsa Senhora das Neves, Mãe e Padroeira da Paraíba, segui à nossa frente na luta contra o mal, construindo a história, firmes na fé, alegres na esperança, operosos na caridade, pois, por fim, o vosso Imaculado Coração triunfará!

A todo o povo fiel, paz e bênçãos de Jesus e de Maria!