Secretário-Geral da CNBB abre o IV Congresso de Gestão Eclesial


 24/09/0019 - Evento reúne assessores e palestrantes nacionais em busca do aprimoramento da gestão por parte da Igreja e seus organismos

Começou na manhã desta terça-feira, 24, a 4ª edição do Congresso de Gestão Eclesial (CONGEC), promovido pela Arquidiocese da Paraíba, no Centro de Convenções de João Pessoa. A abertura foi realizada pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson e pelo Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil  (CNBB),  Dom Joel Portella Amado, que aprofundou o tema do evento: Gestão Eclesial - Impactos da Legislação numa "Igreja em Saída”. Já a Doutora em economia, Tânia Bacelar, fez a análise de conjuntura da economia nacional. O IV CONGEC segue até a próxima sexta, dia 27.

Dom Manoel Delson acolheu a todos os presentes, entre autoridades e congressistas, e proferiu a palestra de abertura, chamando atenção para a necessidade de continuar a missão de evangelizar diante das novas exigências legais da sociedade contemporânea. “Se o mundo está mudando, e mudando rapidamente, a igreja não pode estar parada”, disse ele. O Arcebispo disse ainda que a Igreja precisa ser bem gerida e que este congresso tem o objetivo de aperfeiçoar a gestão em vista da evangelização. “Temos uma missão evangelizadora e, para realizar, precisamos passar pelas vias das instituições. Este congeresso quer ser um instrumento para cunprir melhor nossas possiblidades e caminhos que temos a seguir”, comentou Dom Delson.

Dom Joel Portella, durante a Conferência Magna, comentou sobre o tema do evento. O secretário Geral da CNBB apontou que a gestão dos bens temporais  é uma condição ética para se viver uma Igreja em saída. E que, a igreja católica, neste tempo, é chamada a repensar a sua presença social, tanto no respeito mútuo, mas principalmente, no modo como as religiões lidam com os bens materiais e poder. “Uma igreja é missionária e a todo momento, neste mundo que a gente tá, precisa dizer para que veio. Sejamos uma igreja missionária, mas que saibamos, também, para o campo da gestão dos bens materiais, estar cientes da necessidade de testemunhar a este mundo a razão de existir”, pontuou Dom Joel Portella.

Participaram da mesa de abertura, o ecônomo da CNBB, Monsenhor Nereudo, o Secretário Estadual da Fazenda, Marialvo Laureano, a Deputada Estadual Cida Ramos, a Secretaria de Desenvolvimento do Estado, Gilvaneide Nunes, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Wolney de Macedo, o diretor do Centro de Convenções deJoão Pessoa, Ferdinando Lucena e Hildevânio Macedo, secretário da Gestão Governamental e Articulação Política.

Felipe de Sá


Assessoria de Imprensa e Comunicação da Arquidiocese da Paraíba

Contatos

  •  Endereço: Palácio do Carmo - Praça Dom Adauto, s/n
    Centro - João Pessoa (PB)
  •  Fone:(83) 3133-1000
  •  E-mail: curia@arquidiocesepb.org.br

Mídias Sociais

Facebook Instagram

© Mitra Arquidiocesana da Paraíba – Todos os direitos reservados