Retiro Anual dos Diáconos Permanentes


 05/07/2019 - De 4 a 7 de julho, em Lagoa Seca (PB)

O Retiro Anual dos Diáconos permanentes da Arquidiocese da Paraíba ocorre de 4 a 7 de julho de 2019, no Convento Santo Antonio de Ipuarana, em Lagoa Seca (PB). O tema deste ano é Ai de mim, se eu não anunciar o evangelho” (1Cor 9,16), e tem como facilitador o Arcebispo Dom Manoel Delson.

A Arquidiocese da Paraíba tem 48 diáconos permanentes e este retiro é um momento de reflexão e renovação. Segundo o Diácono Antonio Carlos, o retiro renova os pensamentos com o aprofundamento da palavra divina. “É um momento que os diáconos se reúnem para rezar por todo o clero, por suas famílias, pelo nosso pastor. Dedicamos três dias a oração e ao aprofundamento na santa palavra de Deus. Então, esse é um momento para que nós diáconos possamos voltar renovados para dar continuidade a nossa missão de servidores da igreja”, afirmou o diácono.  

 

Você sabia?

A palavra grega Diakonia significa serviço, e o diácono é aquele que serve, cuida e ajuda. Desde o Concílio Vaticano II, foi reestabelecido o diaconato como um grau particular dentro da hierarquia, resgatando um serviço fundamental para a Igreja.

O diaconato não é somente um passo intermediário rumo ao sacerdócio, mas oferece à Igreja a possibilidade de contar com uma pessoa de grande ajuda para as tarefas pastorais e ministeriais.
 
De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (1570), um diácono pode batizar, abençoar matrimônios, assistir os enfermos com o viático, celebrar a Liturgia da Palavra, pregar, presidir os funerais, evangelizar, catequizar e e consagrar-se aos diversos serviços da caridade.  

 

 

Veja fotos do retiro:

 

 


Assessoria de Imprensa e Comunicação da Arquidiocese da Paraíba

Contatos

  •  Endereço: Palácio do Carmo - Praça Dom Adauto, s/n
    Centro - João Pessoa (PB)
  •  Fone:(83) 3133-1000
  •  E-mail: curia@arquidiocesepb.org.br

Mídias Sociais

Facebook Instagram

© Mitra Arquidiocesana da Paraíba – Todos os direitos reservados