Arquidiocese volta a celebrar Pentecostes com a presença dos fieis

Mais um evento volta a contar com a participação das pessoas após o período mais grave da pandemia. A Solenidade de Pentecostes, no próximo dia 5 de junho, será celebrada com a grande festa organizada pela arquidiocese no Espaço Cultural a partir das 9h da manhã. “Estamos ansiosos por este momento, pois já é uma tradição celebrarmos juntos a Solenidade de Pentecostes, que é um marco do nascimento da Igreja evangelizadora”, lembra Dom Manoel Delson, arcebispo.

A estrutura está sendo organizada no novo local para acolher as caravanas e todas as pessoas que participarão do momento. “As pessoas estavam acostumadas com o nosso evento no Ronaldão, mas este ano, devido a uma reforma estrutural que está acontecendo lá, nosso evento ganhou uma nova casa. O Espaço Cultural estará pronto para acolher a todos e fazermos juntos a nossa grande festa”, explica Monsenhor Ivonio Cassiano, coordenador de pastoral da arquidiocese.

Pentecostes 2019 no ginásio O Ronaldão

Em 2020 e 2021, a Solenidade de Pentecostes foi vivenciada através de lives. Este ano, mesmo com a presença do público, a festa no Espaço Cultural será transmitida ao vivo através do canal da Arquidiocese no Youtube. “A pandemia ainda não acabou por completo, nem todas as pessoas se sentem à vontade em espaços com muita gente e ainda tem aqueles que não podem estar conosco por motivos de saúde. Queremos celebrar com todos, presencial e virtualmente”, diz Dom Delson.

Relembre a apresentação virtual do Coral de Pentecostes ArquiPB em 2020

Inspirado no Ano Missionário vivido na arquidiocese, o tema da festa este ano será “Ungidos e enviados em missão”. Durante o evento, haverá o envio simbólico das pessoas que participaram da formação promovida pela COMIDI (Comissão Missionária Diocesana). “Mais de 200 pessoas fizeram um caminho de formação na Escola Missionária Arquidiocesana. O envio marca o encerramento da primeira etapa da escola, que formou missionários e missionárias para colaborarem na articulação e ação nas paróquia e foranias. Esse momento também marcará a formação dos conselhos missionários forâneos e paroquiais”, explica Ricardo Cavalcanti, coordenador do COMIDI.

A Solenidade de Pentecostes acontece 50 dias após a Páscoa e marca o dia em que os discípulos, reunidos, receberam os dons do Espírito Santo e iniciaram a ação evangelizadora. “Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído como de um vento forte, que encheu toda a casa em que se encontravam. Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia expressar-se. Residiam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações que há debaixo do céu. Quando ouviram o ruído, reuniu-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua” (At, 2, 1-6).