4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas será realizado em João Pessoa

Seminaristas de todo o Brasil estarão reunidos no Estado da Paraíba nos dias 11 a 17 de julho de 2022. A cidade de João Pessoa vai acolher o 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, evento realizado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e pela coordenação nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs).

O congresso terá como tema “Missão ad gentes na formação de seminaristas” e o lema “Sereis minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1,8). Pretende reunir 350 participantes, entre seminaristas, reitores e formadores de seminários, bispos e convidados, sendo um espaço de reflexão, troca de experiências e celebrações. Seu objetivo será animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros no Brasil, de maneira que a missão seja realmente eixo central da formação e os ajude a adquirir um autêntico espírito missionário.

Para garantir o êxito na realização do evento, contam com a parceria e o apoio da Arquidiocese da Paraíba, Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Inscrições acontecem por regionais

As inscrições serão realizadas através das coordenações regionais dos COMISEs. Para envolver o maior número de seminaristas e formadores na reflexão sobre a temática do Congresso, será enviada uma Cartilha com roteiros de encontros. O subsídio poderá ser estudado pelos seminaristas, de todas as etapas de formação, durante o 1º semestre de 2022. O COMISE distribuirá a Cartilha pelos seminários no Regional.

Conheça o COMISE

O Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) é o organismo encarregado de animação, formação, articulação e cooperação missionária de seminaristas diocesanos e alunos das casas de formação religiosa. Existe para fomentar, nos futuros presbíteros e candidatos à Vida Religiosa Consagrada, a consciência da missão como identidade do cristão e favorecer-lhes uma sólida espiritualidade e formação missionária que os tornem capazes de enfrentar os desafios da ação evangelizadora da Igreja: na pastoral, na nova evangelização e na missão sem fronteiras.