Destaque, Notícias

“Mês de Maio com Maria”: CNBBNE2 disponibiliza subsídio de devoção mariana

O Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) disponibiliza o livro “Mês de Maio com Maria”, um subsídio para animar a devoção mariana neste mês de maio, que será atípico devido ao isolamento social. A versão on-line da publicação pode ser baixada gratuitamente em PDF.

Com o tema “Maria, mulher eucarística, imagem e modelo da Igreja em Saída”, o documento foi inspirado na encíclica Ecclesia de Eucharistia escrita por São João Paulo II, em 2003. A escolha desse mote manifesta a comunhão pastoral do Regional em preparação para o Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que acontecerá em novembro de 2021 em Recife.

Fortalecendo a sintonia entre a CNBB NE2 e o CEN o lema “Saiu, subiu a montanha, levou Jesus e serviu”, inspirado no episódio da visita da Virgem Maria a Isabel (Lc 1,39-56), faz convite à reflexão sobre o dinamismo da vida eucarística na existência quotidiana de cada um e suas consequências para a missão.

O livro Mês de Maio com Maria tem cerca de 180 páginas divididas entre encontros diários composto de orações, leituras das Sagradas Escrituras, cânticos e momentos de reflexão. O documento também traz à memória os vários títulos de Nossa Senhora, em especial, as que são padroeiras das dioceses da CNBB NE2.

O subsídio nos oferece um esquema de celebração que pode ser adaptado, de acordo com o costume de cada lugar. Na meditação da Palavra de Deus, seguimos a ordem litúrgica dos evangelhos do Tempo Pascal, oferecendo às comunidades pistas para reflexão e partilha”, explica o secretário geral da CNBB NE2 e bispo da Diocese de Cajazeiras (PB) e referencial para a Liturgia no Regional, dom Francisco de Sales.

Além do prelado que coordenou a elaboração do livro, participaram da produção do subsídio os padres Antônio Sérgio Mota da Silva, Emanuel Anchieta Lacerda de Andrade e Thiago Dias Ramalho, todas de Cajazeiras (PB). Completam a equipe o padre Expedito Caetano da Silva, da Diocese de Patos (PB) e o cônego Egídio de Carvalho Neto, da Arquidiocese da Paraíba. A organização dos textos contou com a colaboração de Maria Julianna do Nascimento, integrante da Ação Social Arquidiocesana da Paraíba. E a diagramação foi feita por Josemar Firino de Almeida.

“Que a devoção à Virgem Maria, celebrada intensamente durante este mês de maio, acenda em todos nós a piedade eucarística, para vivermos em sua integridade o Mistério do Sacramento, tanto na celebração quanto no testemunho de vida”, afirma dom Sales.

Baixe o livro “Mês de Maio com Maria”

Fonte: CNBB NE2