Destaque, Notícias

Estão abertas as inscrições para a Assembleia Formativa de Diáconos, Aspirantes e Esposas promovida pela Comissão Regional dos Diáconos (CRD) da CNBB NE2. Para participar, os interessados devem baixar a ficha de inscrição, preenchê-la e depois enviar junto com o comprovante de pagamento para o e-mail diaconoolagoa@hotmail.com ou pelo WahtsApp (81) 99719-2000 até o próximo dia 30.

Para diáconos e aspirantes o investimento é de R$250, para as esposas R$220. O valor deve ser enviado para a conta bancária em nome de Arnaldo Martins de Miranda, titular do CPF 092.722.594-87. O banco é Caixa Econômica Federal, agência 2708, conta 00004196, operação 013.

A Assembleia Formativa de Diáconos, Aspirantes e Esposas será realizada no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca (PB), entre os dias 14 e 16 de fevereiro. Inspirado no Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que este ano acontecerá dentro do Regional, o encontro terá como tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles. (At 2,46)”.

Destaque, Notícias

Viajar para a Capital da Paraíba pode incluir mais roteiros do que o belo litoral e suas praias. O Centro Histórico de João Pessoa é um dos locais que todo visitante deve procurar conhecer. A terceira cidade constituída mais antiga do Brasil tem sua história contada nos belos monumentos arquitetônicos e religiosos. As Igrejas do Centro de João Pessoa destacam todo o valor de patrimônio histórico e cultural da Capital.

Sob a proteção de Nossa Senhora das Neves, a Capital Paraibana encontra sua fé e religiosidade representada por seus complexos arquitetônicos, que trazem do barroco ao ecletismo. Destacam-se a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, o Conjunto Barroco Franciscano da Paraíba, Complexo Carmelita, Mosteiro Beneditino e a Igreja da Misericórdia, fechando um belíssimo contexto de igrejas históricas no Centro da Capital.

O Centro Cultural São Francisco é uma das principais visitas no centro histórico de João Pessoa. É o mais importante conjunto de arte barroca da Paraíba, que começou a ser erguido em 1589 e concluído no final do século XVIII. O CCSF é aberto para visitação de segunda a sexta, das 9h às 16h30, e no sábado, das 9h às 14h30. É cobrada uma taxa de visitação de R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia). A visita é acompanhada por guias que falam os idiomas português, inglês e espanhol. Este complexo arquitetônico inclui a Igreja de São Francisco, Convento de Santo Antônio, a Capela da Ordem Terceira de São Francisco, a Capela de São Benedito, a Capela Dourada e o Claustro. Neste local encontra-se o acervo de arte sacra, arte popular, memorial arquidiocesano e o memórial dos arcebispos. Nas terças e sextas, o CCSF realiza concertos de música clássica para os visitantes, das 10h às 12h.

O Mosteiro de São Bento é um conjunto em estilo barroco, construído pelos monges Beneditinos que teve sua construção iniciada no século XVII e concluído em 1761. Formado pelo mosteiro e a Igreja de Nossa Senhora do Monte Serrat, este patrimônio é considerado um dos mais importantes do nordeste. O mosteiro é aberto para visitação das 6h às 14h, de segunda a sexta. Durante a semana ocorre missas às 7h30.

A Igreja de Nossa Senhora das Neves, hoje Catedral Basílica, fica localizada na Praça Dom Ulrico, marco zero da capital. A atual igreja foi sagrada em 1894, porém a construção da primeira capela aconteceu em 1586 em estrutura de taipa, pelos primeiros colonizadores da Paraíba como forma de homenagear Nossa Senhora das Neves. Depois, aconteceram duas grandes reformas: uma no século XVII e outra na metade do século XVIII.  A Catedral fica aberta para visitação de segunda a sexta, das 9h às 14h, com missas ao meio-dia. Aos sábados, ocorre missa às 18h e, aos domingos, às 6h, 9h, e 18h.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo, localizada na Praça Dom Adauto, compreende um conjunto arquitetônico construído pelos carmelitas, composto pela Igreja de Nossa Senhora do Carmo, pelo Palácio Episcopal (antigo Convento Carmelitano e atual sede da Arquidiocese da Paraíba), ambos construídos no século XVIII, e pela Igreja de Santa Teresa de Jesus da Ordem Terceira do Carmo, também datada do século XVIII. A Igreja do Carmo fica aberta à visitação de segunda a sábado das 14h às 17h30.

A Igreja da Misericórdia fica localizada na Av. Duque de Caxias e é uma das mais antigas da cidade de João Pessoa, que teve a conclusão da sua construção em 1612. Atualmente é a única que possui sua fachada original, bem como boa parte do seu interior. A fachada mostra os traços maneiristas, sem os adornos e ostentações do barroco. A Igreja fica aberta para visitação de segunda a sexta, das 8h às 17h. No penúltimo sábado acontece a Missa celebrada em inglês.

A Igreja de São Frei Pedro Gonçalves a atual estrutura arquitetônica desta igreja é datada da primeira metade do século XX com influência eclética. Porém, a primeira capela construída neste local data do século XVII.  A edificação é parte integrante do conjunto arquitetônico disposto no largo homônimo. O prédio passou por uma restauração em 2000. O diferencial está na sua localização, próxima ao Rio Sanhauá, e nas ruínas soterradas embaixo da igreja, visível ao público e referente à primeira capela. É aberta para visitação de segunda a sábado, das 9h às 12h, e fica localizada ao lado da Praça Antenor Navarro, próximo de outro famoso ponto turístico da cidade: o Hotel Globo.

A Capital Paraibana se transforma, ao longo dos dias, para melhor acolher seu povo e seus visitantes. A hospitalidade, a riqueza de sua natureza, a beleza de suas praias e a fé de sua população escrevem mais uma página de sua história, onde a alegria e o amor fazem morada.