Destaque, Notícias

Igreja Nossa Senhora de Nazaré realiza novenário pelo seu centenário

A Igreja Nossa Senhora de Nazaré, que fica localizada na Praia do Poço, em Cabedelo, celebra 100 anos de sua construção no mês de janeiro. Será realizado um novenário de 3 a 12 de janeiro de 2020, com celebração eucarística todas as noites às 19h.

No dia 11 de janeiro, ás 8h, será realizada uma carreata com a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, saindo da Igreja São Francisco no Centro de João Pessoa e percorrendo as principais avenidas da Capital. Já no dia 12 de janeiro, às 7h, a Missa será presidida pelo Arcebispo da Paraíba Dom Manoel Delson e, logo após a Missa, haverá uma procissão marítima saindo da Praia do Poço em direção a Areia Vermelha.

Ainda dentro das celebrações do Jubileu dos 100 anos, no dia 7 de janeiro de 2020, a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré celebra 1 ano de sua criação.

HISTÓRIA

A Igreja de Nossa Senhora de Nazaré tem um valor histórico para a Arquidiocese e para o Estado da Paraíba, pois ela é um segmento de uma outra construção importante, a Igreja do Almagre, construída no Século XVII com incentivo da coroa de Portugal, situada as margens da Praia de Ponta de Campina, em Cabedelo. Preocupados com a deterioração da igreja e possivelmente da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, no ano de 1920, os fiéis realizaram uma procissão levando a imagem para a recém construída Capela de Nazaré, na Praia do Poço. A Capela ficou alguns anos sem realizar celebrações, mas depois passou a pertencer a uma Paróquia local e retomou sua história, suas celebrações e seus fiéis. Em 7 de janeiro de 2019, o Arcebispo Dom Manoel Delson criou a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, nomeando como pároco o Padre Lucivaldo Eugênio Gomes de Souza.