Destaque, Notícias

CNBB NE2 lança livro especial da Campanha da Fraternidade 2020

O Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos de Brasil (CNBB NE2) lançou o livro especial da Campanha da Fraternidade (CF) 2020. A publicação reúne em um único exemplar a Via-sacra e um resumo do Texto-base, além de apresentar quatro roteiros para encontros de oração e uma lista de cantos apropriados para a Quaresma deste ano.

Elaborado pela Equipe Permanente de Campanhas da CNBB NE2, em parceria com a Ação Social Arquidiocesana da Paraíba (ASA), o subsídio pode ser adquirido nas cúrias diocesanas ou nas paróquias em Alagoas, na Paraíba, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte.

No texto de apresentação do material, o presidente da CNBB NE2 e bispo referencial para as Campanhas, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, destaca a importância cada vez maior do livro das CFs para as Igrejas particulares do Regional, sobretudo, neste tempo em que o “cansaço pastoral também bateu à nossa porta”.

“A Campanha da Fraternidade quer explicitar e concretizar nosso itinerário de conversão, redescobrindo o irmão sofredor. Desejamos que a comunidade faça um excelente uso [desse livro]”, afirmou dom Paulo Jackson, que também é bispo da Diocese de Garanhuns (PE).

Quaresma no Brasil

A Campanha da Fraternidade é vivenciada há 56 anos pelos católicos brasileiros de modo especial durante o período da Quaresma, que este ano tem início no dia 26 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas) e se estende até o dia 5 de abril (Domingo de Ramos). O objetivo da Igreja no Brasil é despertar a solidariedade dos fiéis em relação a um ou vários problemas concretos que afetem a sociedade, propondo o debate e buscando soluções.

Este ano a campanha tem como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (LC 10,33-34). O cartaz e todo material gráfico remete à figura de Santa Dulce dos Pobres, que foi canonizada no dia 13 de outubro, no Vaticano, pelo Papa Francisco.

Fonte: CNBB NE2