Sínodo dos Bispos 2021 / 2023: celebração de abertura da etapa diocesana neste domingo

O Papa Francisco anunciou a realização de um Sínodo, marcado para 2023, mas convocou a Igreja no mundo todo a participar deste momento. Desta forma, tem início neste domingo a etapa diocesana do Sínodo, que será celebrada em todas as dioceses e arquidioceses dos cinco continentes. Na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, o Arcebispo Dom Manoel Delson preside a celebração às 9h, com transmissão através do canal da arquipb no youtube.

O itinerário sinodal que o Papa aprovou é anunciado em um documento da Secretaria do Sínodo no qual são explicadas suas modalidades. “Um processo sinodal integral só será realizado de forma autêntica se as Igrejas particulares estiverem envolvidas nele”, diz o texto. Além disso, também será importante a participação dos “órgãos intermediários da sinodalidade, isto é, os Sínodos das Igrejas católicas orientais, os Conselhos e Assembleias das Igrejas sui iuris e as Conferências episcopais, com suas expressões nacionais, regionais e continentais”.

Para Dom Delson, este é um momento histórico e que precisa ser vivido com ânimo e responsabilidade. “É a primeira vez na história da nossa Igreja que um Sínodo será realizado desta forma, com um processo tão longo de escuta, de participação de todos nós que somos igreja, consagrados e leigos. Devemos ter responsabilidade e espírito batismal para vivermos este processo. Na nossa Arquidiocese teremos muita atenção e cuidado, para que todos os clamores sejam ouvidos e possamos contribuir com a missão liderada pelo Santo Padre”.

O Sínodo passará por três etapas: diocesana, continental, universal. A proposta é tornar possível uma verdadeira escuta do povo de Deus e, ao mesmo tempo, envolver todos os bispos em diferentes níveis da vida eclesial. Segundo o texto norteador do Sínodo, “o objetivo desta fase (diocesana) é a consulta do povo de Deus para que o processo sinodal se realize na escuta da totalidade dos batizados”. Para facilitar a participação de todos, a Secretaria do Sínodo enviou um texto preparatório acompanhado de um questionário e um vade-mécum com as propostas para a realização da consulta. O mesmo texto foi enviado a Dicastérios da Cúria, Uniões dos Superiores e das Superioras Maiores, Uniões ou Federações de Vida Consagrada, Movimentos leigos internacionais, Universidades e Faculdades de Teologia.

O SÍNODO

O tema da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos será: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O Sínodo dos Bispos foi instituído por São Paulo VI em 15 de setembro de 1965 com o Motu Proprio Apostolica Sollicitudo. Sua instituição ocorreu no contexto do Concílio Vaticano II que, com a Constituição dogmática Lumen Gentium (21 de novembro de 1964), concentrou-se em grande parte na doutrina do episcopado, solicitando um maior coenvolvimento dos Bispos cum et sub Petro nas questões que interessam a Igreja Universal.

Assim, o decreto conciliar Christus Dominus (28 de outubro de 1965) descreve o Organismo recém instituído: “Uma colaboração mais eficaz ao supremo pastor da Igreja o podem prestar, nos modos estabelecidos ou a estabelecer o mesmo Romano Pontífice, os bispos escolhidos das diversas regiões do mundo, reunidos no conselho propriamente chamado Sínodo dos Bispos. Este Sínodo, representando todo o episcopado católico, é um sinal de que todos os Bispos participam na hierárquica comunhão da preocupação da Igreja universal “(n. 5).

Comunicação ArquiPB
Com Secretaria do Sínodo e Vatican News