Projeto Legal, em Santa Rita, realiza ação com crianças sobre o dia da Consciência Negra

As crianças atendidas pelo Projeto Legal, na cidade de Santa Rita, viveram momentos de arte, cultura e empoderamento. Os educadores sociais realizaram, na última quinta-feira (18), o dia da valorização da identidade afro brasileira. A atividade faz parte da programação do mês da consciência negra e busca enaltecer a estética e traços étnicos do povo negro.

Atualmente o Projeto atende a mais de 170 crianças na comunidade Marcos Moura, em Santa Rita. São oferecidas oficinas de música, dança, teatro, formação humana, artesanato, aulas de português, matemática e informática. O projeto legal faz parte do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Dom Oscar Romero e tem suas atividades coordenadas pelos padres missionários Combonianos.

A ação realizada nesta quinta-feira foi focada na importância da valorização e do entendimento da própria identidade, sobretudo das raízes africanas. Segundo o Padre Xavier, um dos coordenadores do Projeto, cerca de 90% dos beneficiários desta ação missionária são autodeclarados pardos e pretos, ou seja, afrodescendentes. “Eles são uma representação da maioria da população da comunidade. Através destas iniciativas, o Projeto pretende trabalhar de forma lúdica o enfrentamento ao racismo e a toda forma de discriminação. A educação ao exercício da cidadania implica na acolhida da diversidade como fonte de enriquecimento recíproco”, explica o sacerdote.

O Centro de Defesa dos Direitos Humanos Dom Oscar Romero existe desde 2003 e o Projeto Legal foi criado em 2014. Conheça as várias iniciativas do CDHOR através da página oficial no instagram.

Fotos: Ascom Projeto Legal