Explicação sobre o tema da Festa da Penha 2017

22/11/2017 - Tríduo começa nesta quarta-feira

Na noite desta quarta-feira, dia 22 de novembro, às 19h, começa a 254ª Festa de Nossa Senhora da Penha, no Santuário dedicado à Santa, na Praia da Penha, em João Pessoa. Haverá um Tríduo (três noites de celebração) em Honra e Preparação para a grande Romaria na noite do dia 25 de novembro.

O tema da Festa este ano é: “No Sim de Maria, Deus restaurou a criação. Ó Mãe, ensina-nos a viver em comunhão e a preservar o meio ambiente”. “Cada ano temos um tema específico para a Festa. Esse tema é elaborado sempre levando em consideração dois pontos: um é a comemoração especial do ano feita pela Igreja, instituída sempre pelo Papa, que em 2017 é o ‘Ano Mariano’; e o outro é a temática da Campanha da Fraternidade, que agora em 2017 é ‘Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’, com o lema ‘Cultivar e guardar a criação’ (Gn 2, 15). Então juntamos no tema a importância do “Sim” de Maria a Deus, ao ser escolhida para ser a mãe de Jesus, e a necessidade de seguirmos falando sobre a preservação do meio ambiente”, explica o organizador geral da Festa e da Romaria, Pe. Luiz Antônio de Oliveira, que é o Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Altiplano Cabo Branco, da qual o Santuário Nossa Senhora da Penha faz parte.

Completa o Pe. Luiz: “Nós entendemos que a Festa, que inclui a Romaria, é um momento de forte evangelização promovido pelo Santuário, pela Paróquia e pela Arquidiocese. O povo cristão, católico, leva Maria para casa, para a vida, para as comunidades, para a sua religiosidade. Ela é Mãe. Mãe de Jesus e também a Mãe de todos nós. Temos um carinho especial por Maria”.

Programação detalhada do Tríduo:
1ª noite: dia 22 (quarta), às 19h, Procissão com a imagem de Nossa Senhora da Penha, da Santinha (localizada na rua que dá acesso ao Santuário) até o Santuário. Em seguida: Celebração Eucarística. Tema da noite: “O Sim de Maria”. Abertura da programação festiva às 20h30 com a encenação do Auto da Penha.

2ª noite: dia 23 (quinta), às 19h30, Celebração Eucarística. Tema da noite: “Deus restaurou a criação”. Apresentação de grupos culturais às 20h30. E às 22h vão ser realizados shows com bandas de artistas regionais.

3ª noite: dia 24 (sexta), às 19h30, Celebração Eucarística. Tema da noite: “Viver em comunhão e preservar o meio ambiente”.

Romaria: dia 25 (sábado), às 22h, começa a Romaria de Nossa Senhora da Penha. A Bênção de Envio dos Romeiros vai ser feita pelo Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson. O percurso será o mesmo do ano passado - da igreja de Lourdes até o Santuário.
Domingo: dia 26, às 4h (previsão de chegada da Romaria): Celebração Eucarística campal presidida por Dom Delson.