Roteiro da Posse Canônica de Dom Delson

17/05/2017 - Celebração vai ser transmitida ao vivo pelo Facebook da Arquidiocese

Segue o Roteiro da Posse Canônica de Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap, como o 7° Arcebispo Metropolitano da Paraíba, às 9h deste sábado, dia 20 de maio, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa. O Roteiro foi elaborado pela Equipe de Liturgia criada especialmente para a Posse. Entre os integrantes: o Pe. Geraldo Magela e o Diácono Erionaldo. Toda a Celebração vai ser transmitida ao vivo pelo Facebook da Arquidiocese da Paraíba (Facebook: Arquidiocese da Paraíba).

Roteiro detalhado (Obs.: sujeito a pequenas modificações de última hora):

INGRESSO NA CATEDRAL
- Chegando à Catedral, os seminaristas e o clero dirigem-se para os lugares devidamente reservados, como também as autoridades. Os bispos dirigem-se à sacristia e o povo acomoda-se da maneira mais favorável.
- Dom Delson é acolhido no adro da Catedral pelo Núncio Apostólico, Dom Giovanni d’Aniello, e pelo Administrador Apostólico, Dom Genival Saraiva.
- O Colégio dos Consultores acolhe Dom Delson na porta da Catedral. O Côn. Rui Braga, Pároco da Catedral, entrega o Crucifixo a Dom Delson, que o beija. Em seguida, Dom Delson recebe o aspersório da água benta, asperge a si mesmo e à assembleia.
- Dom Delson é conduzido à Capela do Santíssimo Sacramento, onde se ajoelha para um breve momento de adoração e, logo após, dirige-se à sacristia para a paramentação.

* Comentário Inicial.

RITOS INICIAIS
- Canto de Entrada.
- Saudação Inicial.
(Feita a devida reverência ao altar, o Núncio Apostólico, Dom Gionanni d’Aniello, faz a incensação, conforme o costume, e inicia a Celebração com a saudação).

- Palavra do Administrador Apostólico: acolhida e saudação ao Núncio Apostólico, ao novo Arcebispo, aos bispos, clero, autoridades e fieis.
- Apresentação das Letras Apostólicas ao Colégio dos Consultores da Arquidiocese da Paraíba pelo Pe. Gimesson, Chanceler da Cúria.
(Estando todos sentados, procede-se à leitura das Letras Apostólicas. Ao final, todos respondem: Graças a Deus).

- Entrega do Báculo Pastoral ao Arcebispo Dom Delson pelo Sr. Núncio Apostólico.
- Saudação ao Arcebispo Dom Delson por um padre em nome do clero.
(Logo após, os membros do Colégio dos Consultores e os Coordenadores das Regiões Pastorais, representando o clero, saúdam o Arcebispo Dom Delson, para lhe manifestarem obediência e respeito. Nesse momento, entoa-se um canto).

- Saudação ao Arcebispo por um representante da Vida Consagrada.
- Saudação ao Arcebispo por um representante do Laicado.
- Segue a Missa, sob a presidência do Arcebispo empossado, Dom Delson.

* Ato Penitencial.
* Hino de Louvor.
* Oração Coleta.

LITURGIA DA PALAVRA
- I Leitura: At 16, 1-10.
- Sl 99.
- Evangelho: Jo 15, 18-21.
- Homilia do novo Arcebispo da Paraíba.
- Oração dos fieis.

LITURGIA EUCARÍSTICA
- Procissão das Oferendas.
(Alguns fieis apresentam ao Arcebispo os dons do pão e do vinho para o Sacrifício Eucarístico).

- Prefácio da Páscoa IV (Cristo, sacerdote e vítima).
- Oração Eucarística III.
- Comunhão.
(O Arcebispo distribui a Comunhão a alguns fieis).

RITOS FINAIS
- Palavra do Núncio Apostólico.
- Bênção Final.