Programação do Tríduo Pascal da Arquidiocese da Paraíba

12/04/2017 - Duas celebrações importantes já nesta Quinta-feira Santa

Nesta Quinta-feira Santa começa o Tríduo Pascal na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa. Saiba a programação detalhada:

Dia 13 de abril - Quinta-feira Santa:
8h30: Missa dos Santos Óleos (Missa Crismal), na Catedral.
17h: Missa da Ceia do Senhor e Lava-Pés. Após a Missa haverá a Adoração ao Santíssimo Sacramento, na Catedral.
21h: Procissão do Silêncio, saindo da Catedral até a igreja do Carmo.

Na Missa do Santos Óleos (Missa Crismal), presidida pelo Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba, Dom Genival Saraiva de França, ocorre a renovação das promessas sacerdotais (os padres refazem os votos de compromisso sacerdotal: obediência aos dogmas católicos, ao celibato...). Dom Genival também realiza a bênção dos óleos que vão ser usados nas paróquias para ministrar os sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos.
Sobre a Missa da Ceia do Senhor e Lava-Pés: através da Santa Ceia o pão torna-se o Corpo e o vinho torna-se o Sangue de Jesus. Eles são repartidos celebrando a memória e a caridade de Cristo. O Lava-Pés relembra o gesto de Jesus que lavou os pés dos discípulos num sinal de humildade, solidariedade e igualdade entre os homens.

Dia 14 de abril - Sexta-feira Santa:
9h: Via-Sacra na Catedral.
12h: Ofício da Agonia do Senhor, na Catedral.
15h: Celebração da Paixão e Morte do Senhor. Em seguida, Procissão com a imagem do Senhor Morto pelas ruas centrais de João Pessoa.

Dia de jejum e abstinência de carne. A Igreja Católica não celebra Missas neste dia.

Dia 15 de abril - Sábado Santo:
20h: Vigília Pascal na Catedral.

Mais informações: Paróquia Nossa Senhora das Neves (criada em 1586) - Catedral Basílica.
Praça Dom Ulrico, s/n, Centro, em João Pessoa (PB) - Tel. 3221-2503.
Pároco: Côn. Rui da Silva Braga.