NOTA OFICIAL da Arquidiocese da Paraíba

26/03/2017 - Pelo falecimento de Dom Marcelo Pinto Carvalheira

Ao comunicar a morte de Dom Marcelo Pinto Carvalheira, no dia 25 de março, dia da Anunciação do Senhor, a Arquidiocese da Paraíba agradece a Deus os muitos dons que lhe concedeu: dom da vida, da fé, do exercício do ministério presbiteral e episcopal, do amor e fidelidade à Igreja, da caridade, da ternura. Chegou à Paraíba para “Evangelizare”. Viveu esse seu lema episcopal como Bispo Auxiliar da Arquidiocese da Paraíba, de 1975 a 1981, como Bispo Diocesano de Guarabira, de 1981 a 1995, e como Arcebispo da Paraíba, de 1995 a 2004. Serviu, igualmente, à Igreja, em âmbito regional e nacional, com dedicação e zelo.

“E aos que a certeza da morte entristece, a promessa da imortalidade consola. Senhor, para os que creem em vós, a vida não é tirada, mas transformada. E, desfeito o nosso corpo mortal, é-nos dado, nos céus, um corpo imperecível”. Dom Marcelo viveu à luz do mistério da Ressurreição. “Eu sou a ressurreição. Quem acredita em mim, ainda que morra, viverá” (Jo 11, 25).

A Arquidiocese da Paraíba, por seus presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas e seus fiéis, juntamente com os diocesanos de Guarabira e os irmãos Bispos do Regional Nordeste 2 da CNBB, oferece a Deus a nova face da vida de Dom Marcelo. Unida pelo mesmo sentimento e fortalecida pela oração, espera que Dom Marcelo, na companhia da Virgem Maria e de São José, esteja entre aqueles a quem Jesus dirige estas palavras: “Venham, benditos de meu Pai! Recebam por herança o Reino preparado para vocês desde a criação do mundo” (Mt 25, 34).

João Pessoa, 26 de março de 2017

Dom Genival Saraiva de França