Mensagem de condolências da CNBB


 26/03/2017 - Pelo falecimento de Dom Marcelo Carvalheira

O Secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, enviou mensagem de condolências ao Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba, Dom Genival Saraiva de França, pelo falecimento de Dom Marcelo Pinto Carvalheira, ocorrido nesse sábado, dia 25 de março.

Leia a mensagem:

Brasília, 26 de março de 2017

Caro Administrador Apostólico, Dom Genival Saraiva de França:

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta pesar pelo falecimento de Dom Marcelo Pinto Carvalheira, Arcebispo Emérito da Paraíba, ocorrido nesse sábado, 25 de março de 2017, na cidade do Recife (PE).

Dom Carvalheira prestou grandes serviços à nossa Conferência, especialmente nos períodos em que coordenou o Setor Leigos e CEBs e também quando participou da Presidência da CNBB entre 1998 e 2003, quando ocupou a Vice-presidência e colaborou com Dom Jayme Henrique Chemello e o Cardeal Raymundo Damasceno, presidente e secretário-geral, respectivamente.

O Brasil conhece o itinerário de compromisso com os pobres e de fidelidade à Igreja, ao Evangelho e a Jesus Cristo de Dom Marcelo. Como monge beneditino, Bispo Auxiliar da Paraíba, Bispo de Guarabira e Arcebispo da Paraíba, ele sempre esteve presente e atuante nas mais importantes reflexões e ações da Igreja local e na CNBB. Louvamos e agradecemos a Deus pela presença de Dom Marcelo em nossa caminhada eclesial.

Seu lema episcopal, “Evangelizar”, é, ao mesmo tempo, marca da sua vida e missão e legado para todos que estão no seguimento de Cristo Jesus.

Na morte e ressurreição de Dom Marcelo, unimo-nos para rezar pelo senhor, Dom Genival, pelos familiares de Dom Marcelo e pelo povo das Igrejas Particulares por onde ele passou e deixou seu rastro de bondade e de cuidado pastoral.

Dom Leonardo Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB


Assessoria de Imprensa e Comunicação da Arquidiocese da Paraíba

  •  Endereço: Palácio do Carmo - Praça Dom Adauto, s/n
    Centro - João Pessoa (PB)
  •  Fone:(83) 3133-1000
  •  E-mail: curia@arquidiocesepb.org.br
Twitter

© Mitra Arquidiocesana da Paraíba – Todos os direitos reservados