Festa da Penha começa nesta quarta-feira, dia 23


 22/11/2016 - Pe. Luiz Antônio explica o tema deste ano

Nesta quarta-feira, dia 23 de novembro, começa a Festa de Nossa Senhora da Penha, no Santuário dedicado à Santa, na Praia da Penha, na Orla de João Pessoa. Na programação: o Tríduo (três noites de Celebrações) e a Romaria.

Este ano o tema da Festa/Romaria é “Maria, Mãe da Misericórdia, ajuda-nos a buscar a conversão e cuidar da casa comum”. “Em todos os anos é de costume que, no tema da Romaria da Penha, estejam contemplados o tema da Campanha da Fraternidade e outro tema significativo normalmente proposto pela Igreja inteira, em todo o mundo”, explica o coordenador geral da Romaria, Pe. Luiz Antônio, que completa: “Neste ano de 2016, o Papa Francisco promulgou o Ano da Misericórdia para ser refletido, vivido por toda a Igreja e que deve servir como fonte de inspiração no agir da Igreja. Neste ano, a Campanha da Fraternidade teve como tema: ‘Casa Comum, nossa responsabilidade’. A Casa Comum é entendida como o planeta, a terra inteira, o meio ambiente. Fundamentando-se, então, no Ano da Misericórdia e na Campanha da Fraternidade, e levando em conta que ambos suscitam em toda a Igreja, e em toda a humanidade, mudança, necessidade de conversão, é que a Romaria da Penha propõe esse tema para ser refletido e vivido”. O Pe. Luiz Antônio finaliza a explicação sobre o tema “desejando que a Romaria da Penha seja um tempo que ajude a todos na tomada de consciência e em mudança de mentalidade, sugerindo novas práticas humanas e cristãs. Com certeza, o exemplo de Maria é muito eloquente para todos nós, seus filhos e filhas, seus devotos e devotas. Que Nossa Senhora da Penha nos conduza no Caminho que é seu Filho Jesus!”.

Programação detalhada:
1ª noite do Tríduo: às 18h30 tem a Recitação do Santo Terço. Às 19h15 terá o Hasteamento da Bandeira na Santinha localizada na rua que dá acesso ao Santuário, na Penha. Em seguida, às 19h30, começa a primeira Celebração. O tema da 1ª noite é “Maria e a Misericórdia de Deus”. Celebrante: Pe. Dalmo.

2ª noite do Tríduo (dia 24): Recitação do Santo Terço às 18h45. E Celebração Eucarística às 19h30, com o tema: “Da Misericórdia de Deus nasce o desejo de conversão do homem”. Celebrante: Pe. Luiz Júnior.

3ª noite do Tríduo (dia 25): Recitação do Santo Terço às 18h45 e Celebração às 19h30. Tema da noite: “Misericórdia e Criação: sinais do amor de Deus pela humanidade”. Celebrante: Pe. Paulo Cabral.

Romaria (dia 26 - sábado): Uma carreata, às 17h, vai levar a imagem da Santa da Penha para a igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro da Capital, de onde, às 22h, começa a Romaria. A Bênção de Envio dos Romeiros vai ser feita pelo Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba, Dom Genival Saraiva de França, que também vai celebrar a Missa campal no fim da caminhada. O percurso será o mesmo do ano passado. No Domingo, dia 27, 1h30, vai ter a apresentação do Alto de Nossa Senhora no campo de futebol da Praia da Penha. 4h: previsão de chegada dos romeiros ao Santuário.


Assessoria de Imprensa e Comunicação da Arquidiocese da Paraíba

Contatos

  •  Endereço: Palácio do Carmo - Praça Dom Adauto, s/n
    Centro - João Pessoa (PB)
  •  Fone:(83) 3133-1000
  •  E-mail: curia@arquidiocesepb.org.br

Mídias Sociais

Facebook Instagram

© Mitra Arquidiocesana da Paraíba – Todos os direitos reservados