Escola da fé:

07/10/2015 - um espaço privilegiado de formação

Partindo da concepção de que “a atividade-fim da Paróquia deve estar atrelada a ações que conduzem à continuidade da ação de Jesus Cristo, ou seja, ações de caráter eminentemente pastorais, realizadas através da prática das funções básicas da Igreja, quais sejam: da evangelização, catequese, homilia, da celebração dos sacramentos, da oração, além da promoção e orientação das comunidades”, temos a sinalização de que o estudo orientado e sistemático da Bíblia Sagrada (Escola da Fé) reveste-se de capital importância para todo cristão que pretenda seguir os ensinamentos de Jesus Cristo, esteja ou não engajado diretamente em qualquer pastoral ou movimento da Igreja.

Com esse entendimento é que na Paróquia São Pedro e São Paulo, paralelamente às atividades desenvolvidas que se identificam com a atividade-fim da Igreja, consubstanciadas nas pastorais, nos grupos, nas associações e nos serviços existentes, em agosto de 2009 foi instalada a Escola da Fé, com o propósito de motivar a leitura e o estudo sistemáticos das Sagradas Escrituras, com o fito de suscitar o aprimoramento espiritual e fortalecimento da fé. Nesta direção é que no período de agosto de 2009 a abril de 2011 foi estudado e discutido o Antigo Testamento.

A partir do mês de abril de 2011 teve início o estudo do Novo Testamento. A preocupação primordial foi introduzir um conhecimento tanto do Antigo como do Novo Testamento que superasse uma leitura fundamentalista. Sendo entendimento que uma evangelização consciente requer tempo e maturação é que enquadramos este estudo como uma formação continuada.

Em 2014 achamos por bem darmos início ao estudo dos documentos da Igreja. Estudamos o documento 104 da CNBB: “Comunidade de comunidades. Uma nova paróquia”. Neste ano de 2015 estamos estudando a “Exortação Apostólica do Papa Francisco: A Alegria do Evangelho”.

Deve-se registrar que ao longo do período de sua (Escola da Fé) existência, houve e tem havido uma oscilação de participação. No entanto, a chama, ora mais intensa, ora mais acanhada, não deixou de brilhar. Permanece acesa. Faz-se oportuno ressaltar o constante incentivo e indubitável apoio do Côn. Mons. Ivônio Cassiano de Oliveira, aliado ao entusiasmo e perseverança dos participantes, que por acreditarem no valor dos ensinamentos da Palavra de Deus, estudados no curso, indubitavelmente tem se constituído num ponto de importante peso para sua continuidade. Saliente-se que o curso não terminou. Sua caminhada continua, até porque essa atividade (estudo bíblico), como já foi dito, tem por princípio um caráter permanente.

Fonte: Professora Lúcia Muribeca