50 anos do Hospital Padre Zé


 24/08/2015 - Na comemoração será inaugurado o novo Setor Administrativo

Nesta terça-feira, dia 25 de agosto, às 9h, vão ser comemorados os 50 anos do Hospital Padre Zé, que faz parte da Ação Social Arquidiocesana (ASA), localizado na Av. Des. Boto de Menezes, 657, bairro de Tambiá, em João Pessoa. A unidade de saúde é filantrópica e se mantém com recursos do SUS e doações.

Programação: Momento de Oração e Bênção e Inauguração do novo Setor Administrativo.

O Hospital Padre Zé foi fundado no dia 25 de agosto de 1965 pelo saudoso Monsenhor José da Silva Coutinho, o “Padre Zé - Benfeitor dos Pobres” (conhecido assim por abrigar homens, mulheres e crianças vindos do interior do Estado à procura de saúde e emprego).

Primeiro, Padre Zé criou o Instituto São José no dia 19 de março de 1935, para atender à população carente do interior do Estado que vinha a João Pessoa em busca de atendimento médico. De início ficou sediado na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves. Em seguida foi transferido para a Ordem Terceira do Carmo, na Praça Dom Adauto, 117, Centro, nesta Capital, onde até hoje funciona a sede do Instituto, mantenedor do Hospital.

Em 1964, com o aumento do número de doentes, foi criada a Casa do Pobre, onde, com o auxílio de Genival Guerra, e de outros estudantes de Medicina da época, funcionou a Comissão de Proteção e Amparo ao Indigente (COPEAI). Essa Casa veio a se transformar no Hospital Padre Zé, que possui leitos destinados exclusivamente à população carente.

“Esta caminhada somente tem sido possível graças ao apoio de pessoas generosas, órgãos públicos e privados, entidades de classe, autoridades, clubes de serviços, instituições e movimentos religiosos, enfim, todos os segmentos da sociedade que comungam com os mesmos princípios éticos, morais e de profundo espírito cristão”, afirma o Secretário-executivo da ASA, Côn. Egídio de Carvalho Neto.

Mais sobre o Hospital:
O Hospital Padre Zé presta assistência hospitalar, com internação em clínica médica, tendo atendido, em 2014, pacientes originários de 67 municípios do Estado. Foram atendidos 19.026 pacientes através de consultas médicas em diversas especialidades.

O Padre Zé tem Laboratório de Análises Clínicas, Unidades de Fisioterapia, Radiodiagnóstico e de Ultrassonografia, e Serviços de Assistência Social e de Psicologia (Em 2014 foram realizados 31.490 exames laboratoriais e 9.991 atendimentos em Fisioterapia). Os serviços são totalmente gratuitos - trata-se de uma unidade 100% SUS.

Com apoio do Fundo Nacional de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), mediante convênio com o Governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento e Gestão, além de recursos provenientes de doações e do serviço de telemarketing, foi feita uma reforma no prédio ao lado da Capela, onde irá funcionar todo o Setor Administrativo do Hospital. Já o antigo Setor Administrativo passa por uma reforma, transformando-se numa Enfermaria para mais oito leitos (Após conclusão será dobrado o total de leitos: hoje funciona com 60 leitos e mais 52 estão em fase de habilitação).

Mais informações: Hospital Padre Zé: 3241-6732. Secretário-executivo da ASA: Côn. Egídio de Carvalho Neto.


Assessoria de Imprensa e Comunicação da Arquidiocese da Paraíba

Contatos

  •  Endereço: Palácio do Carmo - Praça Dom Adauto, s/n
    Centro - João Pessoa (PB)
  •  Fone:(83) 3133-1000
  •  E-mail: curia@arquidiocesepb.org.br

Mídias Sociais

Facebook Instagram

© Mitra Arquidiocesana da Paraíba – Todos os direitos reservados