Semana Nacional da Família 2014

08/08/2014 -

No último dia 15 de junho, a Pastoral Familiar da Arquidiocese da Paraíba esteve reunida para uma manhã de estudo do subsídio “Hora da Família” e para tratar das atividades da Semana Nacional da Família, que irá acontecer no mês de agosto deste ano.

O encontro foi no Seminário Arquidiocesano e teve a participação de representantes da Pastoral Familiar das diversas Regiões Pastorais que compõem a Arquidiocese, além de representantes dos outros seguimentos que fazem parte do Setor Família.

Foram apresentadas sugestões para a realização da Semana Nacional da Família. A abertura da SNF, em nível de Arquidiocese, será no dia 2 de agosto, às 19h30, com a Santa Missa, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, dentro da programação da Festa de nossa Padroeira, e terá o seu encerramento no dia 16 de agosto, com uma grande Caminhada - que será o ponto alto da programação.

É importante lembrar que entre os dias 10 e 15 de agosto as Paróquias terão suas programações próprias para a Semana Nacional da Família, ficando as atividades a critério do Setor Família de cada Paróquia. O importante é não deixar de celebrar a Semana da Família e motivar os fiéis que participem da Caminhada da Família.

O tema da Semana da Família deste ano é: “A espiritualidade cristã na família: um casamento que dá certo”. Para ajudar na reflexão do tema, foi estudado, na oportunidade, o subsídio “Hora da Família”, que contém sete roteiros de encontros para serem realizados com as famílias, abrangendo temas que vão desde a Sagrada Família de Nazaré até a participação na Eucaristia dominical, desde a espiritualidade do casal (família) até os desafios da sociedade e apresentando a espiritualidade cristã como um recurso para a família - um bem que enriquece a convivência cotidiana.

O Hora da Família traz, também, dez roteiros para momentos de celebração em família, como também roteiros para viver bem o XIV Congresso Nacional de Pastoral Familiar (que se realizará em São Luís), o Sínodo sobre a Família, a Copa do Mundo, as Eleições, a Campanha da Fraternidade e uma ajuda para as famílias nas horas difíceis.

O encontro foi bastante proveitoso e todos saíram motivados a animar, nas suas Regiões Pastorais e Paróquias, a Semana Nacional da Família, envolvendo todos os seguimentos paroquiais, uma vez que o tema da Família é de interesse de todos.

A Pastoral Familiar, juntamente com o Setor Família da Arquidiocese, conta com o envolvimento de todas as Paróquias na realização da Semana Nacional da Família e, de maneira particular, na Caminhada da Família a ser realizada no dia 16 de agosto, com saída às 14h30 da Av. Epitácio Pessoa (confluência Ruy Carneiro e Epitácio), indo em direção ao Busto de Tamandaré, na Orla da Capital.

Fonte: Assessor Eclesiástico da PF: Pe. Luiz de Souza e Silva Júnior